Desacelere. Desconecte. Despreocupe-se – Uma colaboração Acorde Coaching

acorde1

Está com a cabeça cheia? Cansada? Falta inspiração e criatividade?
Desacelere. Desconecte. Despreocupe-se.

Recentemente escrevi o texto “A Era da Distração”, sobre a dificuldade de mantermos o foco no que é importante e prioritário. A tecnologia nos ajuda, mas cada vez mais nos bombardeia de informações e acelera nosso padrão mental.
E-mails, Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, LinkedIn, Google+, YouTube, Tumblr, Pinterest, SnapChat, Periscope. A lista vai aumentando e sempre cabe mais!
Vamos adicionando tudo isso à nossa rotina e nossa lista de prioridades se funde, se confunde. Tudo é urgente, tudo é imediato. Resolver qualquer problema pessoal está na mesma lista do “checar o número de curtidas”.

Informações de todo tipo ao alcance das nossas mãos, notificações, avisos e atualizações chamando nossa atenção o dia inteiro, 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Nosso cérebro adora novidades, adora recompensas (leia mais em “Gratidão, Felicidade e Neurociência”) e nós temos a bendita necessidade de pertencer (por isso é tão fácil viciar e tão desafiador controlar), mas o custo disso é altíssimo.

Somos a geração das mentes aceleradas, cansadas, ocupadas e preocupadas. E estamos cumprindo com êxito a criação de uma geração ainda menos consciente, substituindo a boa educação de valores como respeito, entendimento e olho no olho pelo adestramento através de tablets e smartphones. É mais fácil ocupar do que educar.
Faz sentido, então, que estejamos com nossas mentes esgotadas. Nosso cérebro é um órgão, que tem seus limites físicos e suas defesas próprias.

Porém, se a busca é por autoconhecimento e autocontrole, é preciso dar um passo atrás.

Desacelere. Desacelerar significa criar limites para a tecnologia que te cerca. Defina horários, crie rotinas, priorize o que é importante. Nem tudo que é urgente é importante.

Desconecte. Você não precisa se desconectar completamente. Só não pode estar 24h conectado, 24h disponível, 24h com a mente ocupada, trabalhando, buscando novidades e recompensas.

Despreocupe-se. Despreocupar-se não significa ignorar seus problemas e dificuldades. Despreocupar-se significa desenvolver o hábito de fazer escolhas conscientes, manter sempre o foco na solução, assumir a responsabilidade e aceitar o seu momento exatamente como ele é, ao invés de apegar-se a como você gostaria que fosse, assumir a responsabilidade pelo que sente e pela escolha de seus sentimentos. Quando aprendemos a ser despreocupados, desapegamos dos problemas e nos sentimos naturalmente felizes.

Ao criarmos o hábito de pensar apenas o que é necessário, haverá uma grande economia de pensamentos e de energia. Por outro lado, se nosso tempo é perdido em pensamentos inúteis, o intelecto torna-se fraco e cansado. Assim como as preocupações inibem e ocultam nossos talentos, a calma da mente inspira e desenvolve a criatividade.

O meio mais rápido e eficiente de desenvolver uma mente mais calma, focada, produtiva e criativa é a meditação.
Reserve um pequeno espaço do seu dia, 20 minutos que seja, para ficar em silêncio. Apenas 20 minutos para desacelerar, desconectar e despreocupar-se.

Inúmeras técnicas e todos os benefícios da meditação estão disponíveis na Internet. Encontre um jeito que se adeque a você e à sua rotina.
Seu cérebro merece esse descanso. E se você o der, regularmente, será recompensado com muito mais do que possa desejar.

Assim como a tecnologia, a solução está seu alcance.

Autor: Levi Lourenço

|ACORDE COACHING| Rua Adolfo Andre, 1515 Sala 3 – Centro – ATIBAIA -SP

|Email:contato@acordecoaching.com.br|

|Web site:  www.acordecoaching.com.br |

| Telefone: (11) 97616-0046 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s