Resiliência: Uma reflexão da Acorde Coaching

resilienciaA palavra do dia é: Resiliência.

Resiliência é um conceito que vem da física: capacidade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos à pressão e depois de absorver o impacto, voltar ao estado original sem deformação, como por exemplo, um elástico. No comportamento humano a resiliência é a habilidade de superar adversidades sem ser afetado por elas de modo negativo e permanente.

Uma pessoa resiliente tem energia e disposição para enfrentar dificuldades em vez de se deixar abater; recupera-se mais rapidamente após sofrer reveses e não muda a sua essência depois de passar por experiências difíceis.

A histórica derrota da seleção brasileira de futebol para a seleção da Alemanha é um ótimo exemplo para refletirmos sobre nossa resiliência.

Durante a partida, muitos dos presentes no estádio levantaram-se e foram embora. Outros reagiram ateando fogo à bandeira, ou abandonando-as no chão.
Se observarmos – de modo simplificado – as reações desses torcedores, sem fazer juízo de valores, suas atitudes transparecem um baixo grau de resiliência, ou seja, baixa capacidade de superar adversidades sem se deixarem afetar de modo negativo pelo ocorrido.

Por outro lado, se observarmos sob a mesma ótica todos aqueles torcedores que, mesmo diante da óbvia derrota, permaneceram no estádio torcendo e aplaudindo os atletas de ambas as seleções? O que a atitude dessas pessoas transpareceu? Resiliência.

Aproveite para refletir rapidamente: qual foi sua reação (pensamentos, sentimentos e comportamentos), passado o susto da derrota? Quais foram as emoções que você atribuiu ao fato?

No seu dia a dia, na sua vida profissional, como você lida com as situações de extrema pressão e com os inevitáveis reveses, imprevistos e resultados negativos?

Independentemente das respostas que você encontrar, é importantíssimo que busquemos sempre desenvolver a resiliência. De que forma?

Não rejeite ou ignore emoções negativas – apenas não permita que elas te controlem.
Mantenha o foco no futuro – olhe para frente e não se prenda ao passado.
Mantenha-se motivado, lute por seus sonhos e objetivos – quem trabalha por seus ideais não tem tempo para chorar mágoas.
Esteja atento às necessidades dos outros – contribuição e compaixão aumentam a resiliência.
E por fim, mude o hábito de colocar defeito nas coisas e de ver apenas o que as coisas e pessoas têm de pior – desafie o hábito de ter uma opinião formada sobre tudo.

Quanto mais desenvolvemos a resiliência, mais preparados estamos para lidar com desafios.

 

|ACORDE COACHING| Rua Adolfo Andre, 1515 Sala 3 – Centro – ATIBAIA -SP

|Email:contato@acordecoaching.com.br|

|Web site:  www.acordecoaching.com.br |

| Telefone: (11) 97616-0046 |

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s