5 maneiras inteligentes de lidar com pessoas tóxicas no trabalho

pessoa toxicaTem alguém incomodando você e contaminando o ambiente de trabalho? Saiba como lidar com isso

Nesses mais de 20 anos de atuação na área de RH, ouvi incontáveis queixas de pessoas queixando-se de colegas e suas condutas, aqueles indivíduos que conspiram contra a harmonia em um ambiente, sempre aconselhei que por mais difícil que seja, deixar o outro fazer sua vida no trabalho (alguns levam esse ressentimento até para casa!) um inferno é dar poder demais para o outro interferir em sua vida.

Durante o trabalho, nem sempre convivemos em harmonia com todos. É comum nos depararmos com pessoas tóxicas, daquelas que adoram incomodar e contaminar o ambiente. E o pior: nem sempre podemos nos afastar delas, pois elas podem ser um colega de trabalho com quem você precisa conviver ou um parceiro comercial estratégico, por exemplo.

Ou seja, você precisa ter inteligência emocional para se relacionar com esse tipo de pessoa. Perder o controle pode ser bastante prejudicial, principalmente se você ocupa um cargo de liderança.

Em artigo no site da revista “Inc.”, o especialista em gestão de pessoas e inteligência emocional Drew Hendricks listou técnicas, usadas por empreendedores de sucesso atendidos por ele, para manter a compostura e não se deixar levar por pessoas tóxicas. Confira:

1. Estabeleça limites
Crie fronteiras. Mostre, por exemplo, que há uma linha bem delimitada entre ser amigável e ser ingênuo. Se você perceber que alguém está tentando tirar vantagem de você, seja direto. Mostre que você sabe muito bem quando alguém não está sendo legal contigo.

Caso você “baixe o nível”, ficam maiores as chances de você perder o controle. Aliás, pode ser exatamente essa a intenção da tal pessoa tóxica: te deixar nervoso.

2. “Beijinho no ombro”
Lembre-se que pessoas tóxicas adoram ser maldosas e sentem prazer com o seu descontrole. Ao perceber que alguém está se empenhando em sabotar você, pura e simplesmente por prazer, respire fundo e ignore. Seu silêncio é a maior arma contra uma pessoa nociva.

3. Foco no resultado
Ao invés de alimentar rancor, entregue resultados. Não pense nas coisas maldosas e mentirosas que podem estar sendo faladas no escritório. Foque no seu trabalho. Quando você dá mais atenção ao trabalho, você direciona suas energias para algo mais importante, segundo Hendricks.

4. Ajuda
Ter mentores é uma prática bastante comum entre empreendedores. Por ter mais experiência que você, é provável que um mentor já tenha passado pelo mesmo problema. Peça ajuda. Assim, você traça uma estratégia mais embasada para lidar com problemas interpessoais.

5. Perdoar, sim. Esquecer, talvez
Alguém prejudicou você e pediu desculpas? Não há problema em aceitar o perdão da pessoa, por mais tóxica que ela seja. Ao fazê-lo, você pode tirar da cabeça algum pensamento nocivo que tenha sobrado. Mas perdoar não significa que você tenha que esquecer as más ações de alguém. Seja cauteloso quando precisar lidar com quem “pisou na bola”.

 

Fonte: PEGN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s