Consultora da RC7 deu dicas para revista Exame

rosangelaA consultora empresarial Rosângela Cremaschi, da RC7 Consultoria, em entrevista à revista Exame, pontuou cinco hábitos diários que ajudam a escrever melhor. Confira a matéria na íntegra:

Leia e escreva – Todos já ouvimos falar que, para escrever melhor, é preciso ler bastante. Aí vai outra dica: É preciso escrever bastante! Muitos profissionais do meio corporativo elaboram oralmente seus textos para suas secretárias redigirem e, com isso, perdem uma grande oportunidade de praticarem a comunicação escrita. Quando redigimos nossos textos, organizamos nossas ideias de forma diferente da comunicação oral, estabelecendo uma linha de raciocínio com clareza e coerência. Portanto, escreva bilhetes para colegas e filhos, escreva e-mails, escreva cartas, escreva até poesias… talvez descubra o poeta que existe em você!

Desabilite o corretor ortográfico – Muitas vezes, ficamos reféns de corretores ortográficos automáticos. Essa aparente segurança que eles nos proporcionam cai por terra quando percebemos que eles não são tão confiáveis, pois são incapazes, é claro, de compreender nossas ideias e nosso estilo de expô-las. Faça um teste: desabilite  seu corretor automático e, em vez disso, tenha à mão bons materiais de consulta: um dicionário atualizado pelo novo acordo ortográfico, uma gramática com linguagem de fácil entendimento, um dicionário de regência e outros livros que ache necessário para lhe dar segurança ao escrever.

Revise seu texto e se coloque no lugar de quem vai lê-lo – Revisar o texto é perceber se a mensagem está clara e será compreendida integralmente por seu interlocutor. Faça um teste. Escreva um importante e-mail, mas deixe para enviá-lo somente no dia seguinte. Ao reler, talvez perceba que o texto está confuso ou que falta alguma informação necessária. Isso acontece, porque, quando escrevemos, as ideias estão muito claras em nossa mente. Quando invertemos o papel de emissor para receptor, muitas vezes percebemos que a mensagem está confusa ou incompleta. Por isso, é importante, mais do que reler o texto, mudar o olhar para se colocar no lugar do receptor.

Não deixe as dúvidas passarem – É comum as pessoas relatarem que, quando se deparam com uma dúvida, mudam a frase para evitar determinada construção. Nesse momento, foi desperdiçada uma grande oportunidade de aprendizado! Quando questionamos a escrita de alguma palavra, o uso de determinada expressão, ou ainda a construção de uma frase, essa é a melhor hora para consultarmos aqueles bons materiais que temos à mão, tirarmos nossas dúvidas e nos certificarmos de que estamos escrevendo de maneira correta.

Não tenha medo de errar – Arrisque novas formas de escrever seus textos, brinque com as palavras, faça novas construções… Considere o erro o trampolim para o acerto. Ao escrever de forma criativa e inovadora, você cria um estilo próprio de escrita e faz a diferença nesse universo tão desafiador.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-habitos-diarios-que-ajudam-a-escrever-melhor

Contato:

image001

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s