Entenda por que ter experiência não garante a sua contratação

experienteEmbora seja uma característica bastante valorizada pelos gestores, ela não é o único critério para a seleção de funcionários

Sempre ouço muitos alunos dos cursos de RH ,no início de carreira, reclamando que não conseguem trabalho porque não tem experiência. Ainda que de fato seja algo considerado pelos gestores e, por isso, abra as portas para muitas entrevistas de emprego, esta característica não garante a contratação de nenhum profissional. Na realidade, experiência de nada vale se a atitude do candidato não for positiva.

E aí também entro em outros relatos de colegas profissionais com larga experiência mas que encontram dificuldades na recolocação.

Escolher profissionais qualificados, mas que não demonstram muito interesse pela função ou que têm valores diferentes da empresa – não saber trabalhar em equipe, por exemplo – acaba gerando gastos mais altos para o gestor do que contratar pessoas com menos experiência e ensiná-las. O motivo para isso está no fato de que é preciso mais tempo para tentar ajudar o funcionário a acabar com seu comportamento indevido do que orientar um profissional sobre as tarefas diárias que ele dará conta.

Em outras palavras, experiência se torna uma qualidade secundária diante de atributos como entusiasmo, paixão e proatividade. Por isso, nas entrevistas, seja comunicativo e destaque por que você quer trabalhar naquela empresa. Além disso, lembre-se que os chefes querem incluir em suas equipes pessoas que mostram disposição e comprometimento com as tarefas que desenvolverão em conjunto, ou seja, exponha isso nas suas respostas.

Contudo, caso você não tenha tanta vontade assim de trabalhar ali ou de executar as atividades listadas na descrição da vaga, talvez não valha a pena enviar seu currículo. Use os minutos que você aplicaria na entrevista e no deslocamento para avaliar o que você de fato quer para sua carreira. Assim, você saberá identificar onde seu perfil se encaixa melhor e não precisará demonstrar motivação quando não a está sentindo. Na verdade, por ser honesta, sua atitude durante a entrevista chamará mais a atenção dos gestores.

Portanto, não se derrote por antecipação só porque não tem experiência. Tendo uma atitude positiva, as chances de você conseguir seu tão sonhado primeiro emprego aumentam e muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s