Profissionais e empresas divergem sobre entrevista online

entrevista onlineAs entrevistas online são cada vez mais utilizadas por empresas no mundo inteiro.

 

Organizei há algum tempo um processo seletivo que finalizou-se de forma online, com realização de entrevista via Skype e a minha avaliação é de que a ferramenta é muito válida, senti os candidatos mais à vontade. Já participei antes da minha colocação atual na qual estou muito satisfeito, como candidato também e confesso que gostei do resultado (Dar entrevista de camisa, paletó e gravata e bermuda com crocs .. falem sério .. só assim mesmo! risos), enfim a minha experiência foi muito positiva, e leve-se em conta a quantidade cada vez maior de video conferências e afins que as organizações realizam atualmente seja para minimizar custos ou otimizar tempo e fazer fluir melhor a comunicação.

Organizações e candidatos ganham tempo, economizam e facilitam um processo que costuma durar mais tempo quando feito de forma presencial. Embora esta tecnologia traga benefícios para ambas as partes, os candidatos se mostram mais receptivos a esta tendência do que os recrutadores.

Uma recente pesquisa realizada pela Catho, constatou que 92,1% dos profissionais brasileiros gostariam de fazer entrevista online, enquanto 67,7% das empresas do país nunca utilizaram o recurso.

Confira os principais resultados da pesquisa que colheu dados de candidatos e organizações de todo Brasil

Candidatos

PESQUISA-1

 

Organizações

PESQUISA-2

 

O resultado da pesquisa ainda mostrou que a maioria das empresas (83,5%) confirmam que o uso das entrevistas online em alguma etapa do processo de seleção é uma tendência, o que revela atraso nesta tendência. Questionadas sobre as vantagens da entrevista online, 33,9% das empresas avaliam a flexibilidade de data e horário como a principal, enquanto 29,2% entendem a redução no tempo do processo como mais vantajoso.

Organizações

PESQUISA-3

 

Organizações

PESQUISA-4

 

Mais de 90% dos profissionais disseram se sentir confortáveis em participar de entrevistas online e 41,6% entendem a flexibilidade de data e horário como principal benefício no uso dessas ferramentas.

Candidatos

PESQUISA-5

 

“É muito importante que o RH esteja antenado com as tendências tecnológicas e, assim, comece a auxiliar empresas a otimizar seu tempo utilizando ferramentas que estão disponíveis pela internet. Principalmente em grandes metrópoles, fazer uma entrevista online em alguma etapa do processo seletivo pode agilizar e possibilitar a empresa a avaliar mais candidatos, além de testar o conhecimento do profissional no uso dessas ferramentas”, afirma Leonardo Cotsifis, diretor da Catho Empresas.

Fonte: Carreira & Sucesso

Gostaria da opinião dos leitores acerca desse tema, podem auxiliar e responder apenas clicando na opção abaixo? Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s