Candidatos querem feedback! Pesquisa atesta a importância da comunicação nos processos seletivos

feedbackCandidatos querem resposta mesmo depois de não terem sido escolhidos, mas recrutadores nem sempre correspondem às expectativas

Enquanto 84% dos candidatos a empregos esperam alguma resposta (ainda que negativa) sobre uma vaga para a qual aplicou, 52% dos empregadores retornam a menos da metade deles. É o que revelou a pesquisa de comportamento do candidato de 2015, feita pela Career Builder em fevereiro deste ano. O levantamento ainda descobriu que essas atitudes podem sair caras para as companhias: 69% dos candidatos dizem ter menos chance de comprar um produto de uma empresa com que teve uma experiência negativa. Esse fator pode ser a falta de resposta após uma entrevista de emprego (para 65%) e após uma candidatura (para 58%).

Entre os candidatos, 36% gostariam de ser informados sobre a etapa em que estão ao longo de uma seleção, mas apenas 26% dos empregadores dão esta informação. A comunicação também é importante na hora da negociação do salário. Entre os que estão procurando emprego, 83% aceitariam um salário menor do que esperavam por um cargo com reputação. Enquanto isso, 57% dos recrutadores afirmam que menos de 10% negociam a remuneração oferecida.

A pesquisa também descobriu que a internet é o meio preferido para que os empregadores descubram se um profissional é o ideal. Mais da metade dos recrutadores (56%) busca os candidatos no Google e 55% o faz no Facebook.

Fonte: Melhor Gestão de Pessoas

Nota do Editor: A pesquisa só atesta o que o maior debate recente promovido aqui no Opinião RH expôs: Candidatos se ressentem da falta de atenção das empresas e recrutadores atualmente, como profissionais em gestão de pessoas, não podemos fechar os olhos para esses números. Vamos melhorar nossos processos e colocar o feedback (ainda que negativo) em pauta, criando processos que possam dar esse retorno aos candidatos (que já estão em momento difícil em suas vidas).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s