RH: Otimize sua busca por bons currículos

RecrutamentoSaiba o que RHs e gestores observam na hora de analisar os currículos e melhore sua busca por novos profissionais

Atualmente, existe no mercado uma infinidade de dicas para se produzir um bom currículo, porém poucos se atentam às reais necessidades do recrutador ou do RH. Com uma grande quantidade de documentos em mãos para avaliar, o recrutador busca currículos que se destaquem perante os demais, seja por sua objetividade, clareza, formatação ou relevância de informações. Por isso, o velho ditado de “menos é mais” é muito valorizado por aqueles que buscam novos colaboradores.

Segundo Aline Siqueira, gerente de RH do Hospital Santa Paula, o currículo deve causar boa impressão para que o recrutador entre em contato com o candidato. “Quando estamos com uma vaga aberta e diante de várias opções, buscamos encontrar o perfil de acordo com a vaga especifica. Por isso, procuramos palavras-chave nas competências técnicas, formação, experiências profissionais e objetivo”, explica.

Veja o que os seus pares estão analisando nos currículos e saiba como otimizar a busca por bons profissionais com base no documento .

Quem é você
Para recrutadores e RHs, o cabeçalho de um currículo deve conter as principais informações do candidato. Nome, endereço e principais meios de contato são de praxe. Muitos candidatos pecam em utilizar um mesmo currículo para várias vagas e empresas, não se atentando sobre a necessidade de informações de cada uma. Um erro comum é inserir número de documentos e fotos. Por isso, ao anunciar uma vaga, deixe claro quais informações você precisa, pois alguns candidatos têm o cuidado de editar o documento antes de enviar, e, ao ser claro sobre o que você precisa, evita-se o recebimento de currículos poluídos e com informações desnecessárias.

Ainda sobre o cabeçalho, um dos diferenciais que podem constar nesse campo são os endereços das redes sociais. Atente-se se o candidato os inseriu e aproveite para pesquisar um pouco mais sobre ele. Isso pode contribuir para uma análise mais completa das informações e também do perfil comportamental do candidato.

Está claro?
Passadas as informações básicas, o RH deve observar se o objetivo daquele candidato está de acordo com a vaga em questão. Faça uma seleção prévia com currículos aderentes à vaga antes de dar andamento na leitura do documento. É comum os candidatos colocarem mais que um objetivo profissional em seu currículo, por isso veja qual deles se encaixa nas suas expectativas.

Cleusa Toledo Zolin, gerente de RH da Cultura Inglesa, explica que ao receber vários currículos, o recrutador não pode perder tempo tentando decodificar dados ou interpretar o que está escrito; portanto, o primeiro item que deve ser observado é o famoso objetivo. “É fundamental que ele esteja descrito, ou a área, cargo ou função em que se deseja atuar. E esse objetivo deve ser claramente definido, em, no máximo, uma linha”.

O que os olhos vêem e o que não podem ver
Mesmo com pouco tempo para analisar os currículos, o RH deve estar atento a alguns detalhes existentes no documento e que podem dizer muito sobre o candidato. Um currículo limpo, claro e objetivo é o sonho de consumo de todo recrutador, porém nem sempre é assim. Formatação inadequada, erros de português e informações desencontradas são. Nesses casos, avalie se isso interfere na escolha do candidato. “Muitas vezes o candidato se perde na cronologia, pula coisas que não interessam tanto na visão dele e não deixa claro aquilo que quer e como pode contribuir para a empresa”, alerta Francisco Britto, sócio-diretor da Consultoria de Soluções.

Currículos mentirosos também são outro ponto a ser observado. Alguns RHs conseguem identificar informações falsas por meio de datas e nomes desencontrados, mas, na prática, a veracidade das informações dos currículos só se confirma por meio de uma entrevista ou referências. Segundo Aline Siqueira, do Hospital Santa Paula, as falsas informações costumam aparecer no campo da experiência profissional. “Quando contatamos o candidato, percebemos informações contraditórias apresentadas no currículo como, por exemplo, alguma palavra ou frase utilizada que induza uma falsa interpretação. Outros exemplos são tempo de experiência não condizente com apresentado no currículo e cursos acadêmicos trancados”.

Para avaliar melhor os currículos e não cair em armadilhas, a gerente de RH da Cultura Inglesa aconselha a “buscar informações relevantes para a vaga em aberta, a fim de compreender as atividades envolvidas e não apenas os conhecimentos técnicos.”

Mapa da mina

Confira o que Francisco Britto, sócio-diretor da Consultoria de Soluções, Cleusa Toledo Zolin, gerente de RH da Cultura Inglesa, e Aline Siqueira, gerente de RH do Hospital Santa Paula, esperam encontrar nos currículos de seus candidatos:

O que o RH espera para cada cargo

Cargo Francisco Cleusa Aline
Estagiário Idealismo Experiências extra-curriculares Cursos extra curriculares, trabalhos voluntários e estudo de idiomas
Técnico Paixão pelo que faz Cursos realizados e forte experiência na área Cursos de aperfeiçoamento, registro profissional e estudo de idiomas
Analista Vontade de crescer Variedade e complexidade das funções exercidas Cursos de aperfeiçoamento, registro profissional e estudo de idiomas
Gerente Gestão de pessoas Responsabilidades envolvidas nas diversas funções exercidas, resultados e principalmente experiência em gestão de pessoas MBA, inglês fluente e experiência internacional
Diretor Humildade e gestão de pessoas Responsabilidade, conquistas realizadas e resultados alcançados
Presidente Transparência e liderança Impacto do trabalho realizado, envolvimento com projetos sociais e conquistas e mudanças significativas feitas nas experiências anteriores

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s