Quer ser promovido? Saiba o que você NÃO deve fazer

promcaoHá 5 atitudes que costumam incomodar os gestores no dia a dia do escritório. Conheça-as e veja como ter uma postura mais profissional

A convivência no escritório é um assunto muito importante quando se está pensando em receber uma promoção, afinal seu comportamento e sua relação com seus colegas de trabalho são indícios interessantes sobre como você lida com responsabilidades e trabalho em equipe, por exemplo. Sempre deixo isso claro para meus alunos, o que fazemos, nossas atitudes refletem em consequências futuras, um colega de classe pode no futuro te indicar para um trabalho (ou não) ou ainda as atitudes no dia-a-dia no trabalho podem vetar uma chance de promoção.  Por isso, se sua grande meta para 2015 é ser promovido, conheça 5 posturas que são mal vistas pelos chefes e comece a bani-las do seu cotidiano:

1 – Fugir das responsabilidades
Inventar desculpas para justificar as atividades que você deixou de fazer ou então os erros que você eventualmente cometeu é uma atitude condenável pelos gestores, porque mostra que você tenta fugir das suas responsabilidades em vez de assumir suas falhas. Portanto, quando você perceber que algo deu errado, não tenha medo de admitir que nem tudo correu como planejado. Talvez seu chefe fique decepcionado com o resultado obtido, porém ele certamente valorizará que você foi capaz de ser honesto quando confrontado.

Reclamar sobre o trabalho dos seus colegas também não é ideal, porque dá a impressão que você é arrogante ou que nada nunca está bom. Além disso, há quem interprete esta postura como uma tentativa de tentar tirar a atenção das próprias falhas. Deste modo, se você notar que algo poderia ser melhorado no projeto de alguém, sugira para ele discretamente, como uma crítica construtiva, em vez de anunciar para o escritório inteiro. Assim, você demonstra que tem interesse no bem da equipe, seja no relacionamento entre todos, seja com relação aos trabalhos executados em conjunto.

2 – Mostrar-se pouco interessado
Profissionais entusiasmados com suas funções são bastante valorizados no ambiente de trabalho, afinal mostra que eles realmente se empenharão em fazer o melhor que podem para finalizar os projetos dando a máxima atenção aos detalhes. Por isso, pessoas que não se interessam pelos novos projetos ou então não demonstram paixão pelo seu trabalho tem menos chances de conseguir uma promoção, afinal eles parecem não ter motivação para ir atrás dos grandes objetivos da empresa. Isto não quer dizer que você deva fingir se sentir empolgado quando algo não o agrada verdadeiramente. Na realidade, apenas significa fazer perguntas para compreender melhor as ideias da equipe e fazer sugestões quando você pensar em atividades que podem complementar este projeto são posturas que ajudam você a ser mais produtivo e mostram para o time sua vontade de crescer como profissional.

3 – Ser individualista
Colaboração é base de todo trabalho, independentemente da área e da empresa onde você atua, de modo que negar ajuda a um colega quando você teria tempo hábil para auxiliá-lo num projeto e tentar fazer tudo por conta própria são indícios que você não seria um bom líder. Por isso, reconheça que é preciso mais de uma pessoa para desenvolver trabalhos de qualidade. Valorizando o trabalho em equipe e aprendendo a lidar com as diferentes opiniões no ambiente profissional mostrarão ao seu gestor que você está pronto para assumir novas responsabilidades.

4 – Fazer fofoca
Justamente por ferir a noção de equipe as fofocas são tão mal vistas. Fazer comentários grosseiros e ofensivos sobre seu colega no ambiente de trabalho mostra que você não sabe agir como profissional, ou seja, você leva problemas de dinâmica de grupo para lado pessoal e discute a vida das pessoas quando deveria se dedicar às suas responsabilidades. Deste modo, evite esta atitude. Ela apenas prejudicará seu relacionamento com a equipe e, provavelmente, com o próprio gestor.

5 – Ser acomodado
Fazer suas tarefas apenas depois de receber ordens ou não oferecer nada além do básico para seu chefe quando ele te entrega um novo projeto demonstra sua falta de iniciativa e criatividade para aproveitar oportunidades. Portanto, se você quiser ser promovido, comece a ser mais proativo: por exemplo, sugira novos projetos para seu chefe embasados em pesquisas para demonstrar sua demonstração. Mesmo que ele não concorde em colocar em prática sua proposta, ele perceberá que você tem interesse no crescimento da empresa e, portanto, seu esforço será valorizado.

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s