Quais posturas tornam um RH ineficiente?

liderorhAlgumas das atitudes mais comuns de profissionais de recursos humanos podem impedir o sucesso da empresa

Ficar preso no tempo pode levar qualquer negócio ao fracasso. Sem tentar inovar ou reconhecer a reconfiguração do mundo e do mercado de trabalho, empresas acabam ficando ultrapassadas. O cenário é o mesmo quando se trata de Recursos Humanos.

Experiência profissional recente que vivi em outra empresa atesta essa publicação de hoje, companhias voltadas a gestões antiquadas e engessadas, alimentam culturas de perseguição, delação e se voltam exclusivamente para números e planilhas, deixando de lado a pessoalidade e o carinho, na minha concepção, primordiais ao trabalho de um bom RH.

Segundo a especialista em RH Liz Ryan, a função do profissional de recursos humanos mudou, distanciando-se do papel de apenas cobrar do funcionário para virar uma espécie de “Ministério da Cultura” dentro da organização. O problema é muitos empregadores não reconhecem isso. “Eles estão presos em um túnel do tempo”, ela afirma em um artigo na Forbes. Ryan acredita que alguns profissionais de RH preferem continuar agindo como “agentes da polícia” – mantendo o controle sobre os funcionários e elaborando notificações por pequenas infrações – sem perceber que uma postura mais humana gera melhores resultados.

A especialista elenca 10 atitudes comuns tomadas por RHs que estão parados no tempo e que devem ser evitadas por empresas que desejam obter o máximo de seus funcionários. Confira:

1. “Todo mundo é facilmente substituível. Se você não gosta daqui, nós encontraremos alguém que goste.”

2. “Seu gerente é uma figura de autoridade, e você não é. Seu trabalho é fazer o que ele manda.”

3. Criamos estas políticas por uma razão. Não é da sua conta que razão foi essa.

4. “Nossa missão no RH é manter a empresa fora dos tribunais. Estamos do lado da empresa, e não do seu (e sim, existem lados)!”

5. “Alguém mais importante do que você na organização já resolveu essa questão. Ela não está em discussão.”

6. “Se fizermos uma exceção para você, teremos que fazê-la para todos.”

7. “Sua descrição de trabalho e nível de salário definem você. Se você tem talentos que não são especificados na descrição do trabalho, não espere ser pago por eles.”

8. “Não espalhe suas idéias pela empresa. Seu gerente dirá o que você deve fazer. Não é seu trabalho dizer às pessoas o que você pensa.”

9. “Enquanto você está aqui neste edifício, você está no tempo da empresa. Não se envolva em conversa fiada ou cuide de atividades pessoais. Você pode fazer isso nas suas horas livres – a menos que mandemos você ficar até mais tarde para trabalhar em um projeto, ou tenha levar trabalho para casa, ou seja obrigado a responder e-mails, textos ou ligações.”

10. “Nós avisaremos quando você fizer besteira. Mas não diremos nada quando você fizer o seu trabalho, porque é para isso que você está sendo pago.”

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s