Retração econômica exige Criatividade dos RH’s – 7 benefícios de baixo custo para o trabalhador

rhhojeTodos nós que atuamos em Recursos Humanos vivemos a mesma situação em cenários de retração econômica como  a que já estamos presenciando: Não deixar a “peteca” cair e manter a moral e astral das equipes em um bom nível, não deixando comprometer a produtividade e qualidade da mão de obra que gerimos. Muitas empresas já oferecem diversos benefícios para os seus colaboradores, outras reduzem em épocas como essa,  existem outras que ainda acham que para oferecê-los é preciso gastar e muito. Há uma série de opções disponíveis, mas é bom pensar em itens de baixo custo, que proporcionam o mesmo nível de satisfação aos colaboradores.
Um bom pacote de benefícios deve ser planejado considerando a vida do profissional dentro e fora da empresa, mesmo porque, sabe-se que quanto mais próxima a organização estiver de seu colaborador, maior será a satisfação e o rendimento dele.
Conheça na sequência benefícios de baixo custo que podem ser oferecidos aos profissionais de uma organização.

1. Organize eventos sempre que possível

Podem ser temáticos, especiais ou até mesmo sem motivo evidente. O importante é que nestas ocasiões aja oportunidades de interação para fazer com que os funcionários sintam-se mais relaxados e conectados aos colegas de trabalho. (Costumo realizar muitas ações com a equipe do SESMT das empresas onde atuo, sempre dá um resultado excepcional!)

2. Crie um programa de folgas surpresas

Uma folga inesperada, quem não gostaria de ter? Um programa de folgas é uma maneira simples, mas extremamente eficaz, para satisfazer os funcionários. Em empresas maiores pode ser mais complicado, mas se bem organizado pode acontecer.

3. Comemore e premie até mesmo as pequenas vitórias

A falta de reconhecimento é uma das reclamações mais frequentes em organizações de todos segmentos e portes, por isso, encontrar maneiras de recompensar colaboradores por suas conquistas profissionais é um excelente benefício.

4. Conceda descontos sobre produtos e serviços

Permita que os colaboradores tenham desconto sobre todos os produtos e/ou serviços prestados pela organização e, se possível, estenda o incentivo também aos familiares dos colaboradores. Caso a organização não produza algo viável para o consumo (utilização) dos funcionários, estabelecer parecerias pode ser uma boa opção.

5. Libere o estacionamento

Muitas organizações não dispõem de espaço adequado para todos os funcionários, mas há boas maneiras de se aproveitar as vagas disponíveis. Não deixe o estacionamento cheio de vagas vazias, faça um planejamento ou rodízio para que as vagas do estacionamento sejam sempre utilizadas.

6. Ofereça treinamentos

Educação corporativa é uma solução indispensável para as organizações que entendem que o conhecimento é a base de uma equipe bem estruturada e com foco em resultados. Além de ser um excelente benefício para o colaborador, estes treinamentos trazem vantagens para as organizações.
O processo de coaching, ferramenta para buscar o autoconhecimento e maximizar as competências de cada um, também é uma excelente opção para oferecer aos funcionários.

7. Permita que os funcionários façam home office

Muitas organizações ainda possuem receio e acreditam que em casa o colaborador rende menos, mas a cultura do home office tem provado que a entrega continua e a satisfação aumenta quando esta política é adotada.

Um dia sem o estresse do trânsito pode estimular ainda mais a criatividade dos colaboradores, além do fato de que tirar carros de circulação também faz bem para o planeta.

Fonte: Carreira & Sucesso

Um pensamento sobre “Retração econômica exige Criatividade dos RH’s – 7 benefícios de baixo custo para o trabalhador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s