Entenda como as redes sociais podem beneficiar seu trabalho

redesSua criatividade e sua capacidade de networking são influenciadas pelo uso de sites e aplicativos deste tipo. Entenda por quê

É comum que as pessoas pensem que usar as redes sociais no escritório é uma atitude contraproducente porque distraem o profissional das suas responsabilidades cotidianas na empresa. No entanto, acessar estes sites e aplicativos durante sua jornada de trabalho pode trazer resultados positivos.

Sempre que um Gestor ou Administrador de alguma empresa me consulta sobre a possibilidade de “fechar” os canais de internet com bloqueios para colaboradores acessarem Redes sociais, minha resposta foi a mesma:  Você vai perder tempo e estressar um monte de gente! Atitudes assim só jogam o colaborador contra a empresa, todo mundo tem um smartphone hoje em dia, a web veio pra ficar, se o colaborador abusa ou não, para mim, é problema de liderança, simples assim.

Conheça quais seus benefícios e reflita como você deve agir com relação à internet:

1 – Aumenta sua criatividade
Conhecer as ideias das pessoas que você segue na rede e até mesmo ler seus trocadilhos e piadas pode ser boas fontes de inspiração para encontrar soluções para situações complexas que estão afetando o dia a dia da equipe. Por exemplo, o Tumblr oferece estímulos visuais que podem ser úteis, principalmente, se você lida com questões de imagem no trabalho. É só uma questão de aprender a adaptar o que você encontra na internet às suas necessidades profissionais.

2 – Aprimora a noção de cooperação e valoriza o diálogo
Os compartilhamentos e as discussões presentes nestas redes sociais podem se tornar aspectos positivos no ambiente de trabalho. Quando se considera o trabalho em equipe, engajar-se num determinado debate, pesquisar sobre ele e expor seu ponto de vista são consideradas tarefas bastante importantes para que os projetos no trabalho sejam bem-sucedidos, sobretudo quando os profissionais pensam de maneiras diferentes. Elas indicam que as pessoas querem colaborar umas com as outras e estão com vontade de ouvir o que todos têm a dizer. Neste caso, você só deve se lembrar de que na empresa usar a linguagem informal adotada na internet, como gírias e abreviações, em reuniões ou troca de e-mails muitas vezes não é adequado.

3 – Desenvolve sua habilidade de networking
Além do LinkedIn, site mais usado pelos usuários para entrar em contato com pessoas da sua área, redes sociais como Twitter e Facebook podem também ser opções para conversar sobre sua especialidade ou discutir a atual conjuntura do mercado com outro profissional sem necessariamente ter que frequentar eventos e palestras e garantindo o acesso há mais pessoas em menos tempo.

A relação entre produtividade e redes sociais depende da maneira como você as utiliza, isto é, se a situação exige foco, talvez não seja adequado conferir o status dos seus amigos no Twitter. No entanto, numa reunião de brainstorming, acompanhar uma hashtag pode te dar muitas ideias.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s