Como implantar fortes mudanças dentro de uma Empresa?

mudancaOs passos mais apropriados para que a gestão de novos processos não se transforme em dor de cabeça

Em meu recente desafio profissional, aceitei Gerenciar o RH de uma unidade fabril com prestação de serviços em Piracaia-SP (Grupo Humma) onde me foram solicitados diversas metas e objetivos.

Após 20 anos de existência a empresa enxergou um momento de “tornar-se gente grande” e isso implicaria em mudança radical no ambiente organizacional, com implantação de novas regras e cultura e maior hierarquização e distribuição de tarefas. Pois bem 6 meses depois estamos com a empresa totalmente transformada, com forte queda no absenteísmo, baixíssima rotatividade e maior produtividade, economia no uso de ativos entre outros benefícios.

Tudo isso foi feito em trabalho conjunto com as lideranças existentes, todos foram ouvidos, tivemos de fazer alguns desligamentos pontuais, ajustes, pequenos investimentos e ajustes mas hoje temos um clima interno absolutamente controlado, harmonizado e organizado.

Fusões e aquisições, reposicionamento estratégico, reestruturações ou mudanças de tecnologias geram grande expectativa não só nos líderes como também em toda a equipe. Tal ansiedade e a falta de preparação fazem com que muitas organizações cometam erros antes mesmo de iniciar o processo de gestão da mudança. Para não cometer esse equívoco, confira o passo a passo da mudança elaborado pelo consultor e diretor da Strategy Consulting, Jorge Bassalo:

1. Preparar o diagnóstico
“É importante que a liderança perceba que para iniciar qualquer transformação é necessário passar pela fase do diagnóstico, que engloba analisar o momento atual da empresa e verificar o que precisa ser feito para que a empresa alcance seus objetivos com a mudança, a partir da análise do estágio atual”, explica.

2. Criar o senso de urgência
Segundo ele, um dos equívocos mais comuns é quando não se cria um senso adequado de urgência entre executivos e funcionários, se a situação pedir maior agilidade do grupo. “O melhor nesse caso é sempre o bom-senso. Toda a companhia precisa entender as razões da necessidade da mudança e acompanhar o timing em que ela deva ocorrer.”

3. Estabelecer um vínculo de confiança e engajamento
Outro problema ocorre quando o líder não consegue estabelecer um vínculo de confiança e engajamento o suficiente para fazer com que a empresa atue como um time, ou seja, para que todos conheçam as táticas e saibam a hora certa de colocá-las em prática. “Para que a mudança ocorra da melhor maneira possível, a comunicação interna e a externa também devem ser efetivas, alcançando todos os níveis da organização”, acrescenta.

4. Descentralizar as decisões
É fato que o líder tem papel importante na orientação do processo em andamento, contudo centralizar o poder não é o melhor caminho para o desenvolvimento. “Eliminar obstáculos e estruturas que atrapalham a visão da mudança e desencorajam os funcionários. O conceito de descentralização do poder deve ser lembrado frequentemente”, alerta Bassalo.

5. Acompanhar o processo de mudança
As empresas têm a falsa ilusão de que o processo de mudança não apresenta resultados a curto prazo. “Pelo contrário, as transformações devem ser sentidas progressivamente por todos que fazem parte da corporação. Contudo, isso não significa que o sucesso é garantido. É preciso acompanhar o caminho da mudança, para que seja possível consertar possíveis erros ainda em suas raízes”, diz o diretor da Strategy.

6. Incorporar as mudanças à cultura da empresa
E, por fim, um dos erros mais graves: a não incorporação das mudanças à cultura da empresa, já que assim não haverá familiarização entre a companhia e os colaboradores. “Estruturar a gestão da mudança é um processo complexo, por isso, o ideal é que o corpo executivo conte com a ajuda de profissionais especializados para que seja feito um diagnóstico da empresa de forma parcial e que possa auxiliar na implantação e na condução de uma mudança efetiva e eficaz”, conclui.

Com Revista Melhor Gestão de Pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s