Quando um candidato passa pelo processo de recrutamento é normal querer evidenciar todos os conhecimentos adquiridos em outras experiências profissionais e por meio de seu grau de escolaridade. O autoconhecimento é fundamental, mas este não é o único ponto observado, os recrutadores sempre analisam o comportamento e as atitudes do candidato.
Segundo uma pesquisa feita pelo site americano Career Builder (2014) com mais de 2 mil recrutadores, o comportamento e as atitudes de um candidato é tão importante como os seus conhecimentos e habilidades técnicas.
Segundo Carlos Aldan – CEO do Grupo Kronberg a combinação de algumas atitudes pode deixar o candidato um passo a frente de seus concorrentes, são elas:
1- Pensamento Crítico: ter capacidade de reflexão e compreensão, sendo um requisito fundamental para melhor resolução de problemas.
2- Senso colaborativo: habilidade para colaborar com outras áreas e funcionários no ambiente de trabalho.
3- Agilidade: capacidade de agir de forma rápida, mesmo com altas demandas e com possíveis imprevistos.
4- Iniciativa: ser proativo, ter autodeterminação, sabendo agir de forma correta sem necessariamente ser mandado.
5- Comunicação: saber se expressar, articular e negociar, tanto de forma oral, quanto escrita.
6- Pensamento analítico: ter capacidade de processar, analisar e disseminar informações.
7- Curiosidade: estar sempre à procura de novas soluções e maneiras de aperfeiçoar o seu desempenho.
8- Valores convergentes: ter valores e princípios que vão de encontro à filosofia da empresa.
9- Adaptabilidade: capacidade de se adequar rapidamente a novas situações e ambientes.
10- Inovação e Imaginação: ser criativo e inovador, ser capaz de beneficiar a organização com estas características.
Carlos Aldan diz também que entre estas atitudes as que mais estão em falta no mercado de trabalho brasileiro é o pensamento crítico e analítico, os profissionais têm sido cada vez mais técnicos e menos estratégicos, por isso a habilidade de pensar em soluções diferenciadas e analisar toda e qualquer ação é um diferencial.
Na avaliação destas e outras atitudes o recrutador realizará diversas análises, mas para facilitar o processo a Catho oferece uma excelente opção a Solução Recrutamento Perfeito que ajuda encontrar os profissionais mais compatíveis com cada vaga.
É preciso salientar que um profissional pode até não ter todas as habilidades necessárias para uma oportunidade, mas demonstrar determinação e vontade de aprender pode contar a favor do candidato e garantir a sua recolocação no mercado.
Fonte: Portal Carreira & Sucesso
autoconhecimento é fundamental, mas este não é o único ponto observado, os recrutadores sempre analisam o comportamento e as atitudes do candidato.
Otima contribuição Maria Eduarda, obrigad!