Coluna Perfil : Adriano Carvalho

Conheci esse Profissional durante um evento empresarial em Atibaia, palestrou com maestria e construímos uma sólida amizade, Adriano me encaminhou ao Clube de RH de Extrema, incentivou-me profissionalmente inclusive a ponto de criar esse Blog que se tornou um sucesso. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele então:

Adriano Carvalho é graduado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Sapucaí e habilitado como corretor de seguros de Vida, Saúde e Previdência Privada pela Superintendência de Seguros Privados.

Como jornalista construiu sua carreira em diversas emissoras afiliadas da Rede Globo. Como repórter teve matérias exibidas em todos os principais programas da rede. Como gerente de Jornalismo se dedicou à contratação e treinamento de novos talentos.

Atualmente, assessora empresas de todo Brasil em programas de atração, desenvolvimento e retenção de talentos sendo consultor da Elev Coaching.

É coordenador do Café com RH de Pouso Alegre e do membro da coordenação do Clube de RH de Extrema e Região

 – Adriano fale um pouco sobre os temas que você e André Lodi vão focar no evento do dia 13

O seminário 2013 | Desafios e Oportunidades para os Líderes vai oferecer um panorama do que deve acontecer no ano que vem, mas especificamente na nossa região. As 27 cidades que formam a região Bragantina e o Sul de Minas, a divisa de estado Minas e São Paulo, nos últimos 10 anos foi transformada pelo dinamismo econômico.

Isto traz desafios e muitas oportunidades, mas para tirar proveito, é preciso que as empresas e os líderes estejam preparados.

O objetivo do seminário é antecipar isto, mostrar alguns caminhos e sugerir estratégias.

– Apenas para  nos dar um gostinho , sei que você estudou e mapeou as perspectivas para o próximo ano em nossa região, elas são boas para os negócios?

Nossa região já tem um motor propulsor importantíssimo chamado Fernão Dias, mas aliado a ele, teremos ainda a chegada de grandes grupos empresariais, dois grandes lançamentos comerciais, e, nos próximos quatro anos teremos Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América e Olimpíadas. Se vamos tirar proveito disto ou não, é uma questão de estar preparados.

O seminário mostrará dados que, certamente, surpreenderão muitos presentes.

– Como avalia a importância do departamento de recursos humanos dentro da empresa?

Representa a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, qualquer empresa.

Vou dar um exemplo, sou jornalista e comecei minha carreira na Rede Globo. O Jornal Nacional é o programa jornalístico de maior audiência e credibilidade no Brasil há décadas, isto pela equipe que reúne.

Pude comprovar isto em várias empresas, de portes e setores diferentes.

Se o empreendedor ou empresário quer uma empresa de sucesso, sólida e que sobreviva às tempestades, é vital desenvolver uma equipe forte, motivada e de alta performance. Isto é conseguido com um RH estratégico que faça uso do tripé: remuneração e benefícios, comunicação e desenvolvimento de líderes.

– Você que é um especialista no impacto das mídias sociais sobre negócios e empregabilidade pode afirmar que hoje o profissional tem ao seu dispor várias ferramentas para colocação no mercado. Como avalia essa evolução?

Hoje não podemos nos dar ao luxo de perguntar: vou usar as mídias sociais? A pergunta é como vou usar as mídias sociais?

No passado, os saudosistas lutaram para evitar o fim do LP, da máquina de datilografia, das carruagens puxadas à cavalo. É impossível deter a evolução e hoje as mídias sociais representam esta nova fronteira.

A maneira como nos relacionamos com o trabalho, com os clientes ou parceiros de negócio estão mudando claramente e, o profissional que não deseja estar à margem disto, precisa correr e aprender a usar as redes sociais.

O conceito de Branding Pessoal nunca esteve tão forte e foi tão decisivo para o sucesso de uma carreira.

– As empresas da região têm investido corretamente e inteligentemente em Treinamento e Desenvolvimento?

Nossa região, como outras tantas no Brasil, paga o preço de décadas de descaso com a Educação por parte dos líderes políticos. Ainda é maioria o número de empresários e empreendedores com baixa formação e isto cria desafios extras.

Se um sujeito não tem o hábito da leitura, porque razão irá defendê-la junto a seus colaboradores? Se ele mesmo não buscou sua educação formal, porque razão vai investir na Educação dos colaboradores?

Claro que sempre há exceções, mas são exceções. Há casos de sucesso e estes influenciam o comportamento de outros empresários, mas ainda é lenta esta transformação.

O problema é que, o empresário que não investe hoje na sua equipe, não constrói seu horizonte. Nos últimos anos temos observado em todas as cidades da nossa região, empresas tradicionais serem engolidas por empresas que estão chegando mais bem preparadas. Isto é uma pena.

– Que tipo de conselho você que também é Coordenador do Clube de RH de Extrema e Café com RH de Pouso Alegre pode dar aos profissionais de Atibaia que estão consolidando agora com sucesso o AGRUPARH?

O AGRUPARH tem tudo para se tornar um grande e importante ponto de discussão das práticas de Gestão de Pessoas em Atibaia e região. Isto é mais do necessário, é estratégico.

Mas ele será eficaz na medida do envolvimento de seus integrantes e aqui é preciso fazer uma observação. Quem ficar sozinho não irá muito longe, é preciso ter a humildade de aprender com os colegas, tem sempre alguém fazendo melhor aquilo ou de modo diferente. Podemos e devemos aprender uns com os outros.

Todo profissional de RH defende uma equipe pró-ativa, colaborativa, engajada e que se auto-desenvolva. Então, ele deve ser o primeiro a mostrar tais comportamentos.

– Deixe um recado para os amigos do blog

O ator, Christopher Reeve que viveu o Superman no cinema costumava dizer que “no início nossos sonhos parecem impossíveis, mas com o tempo e nossa dedicação começam a tornar-se improváveis e, logo, tornam-se inevitáveis”. Para isto é preciso perseverar, sempre.

Saiba mais sobre Adriano Carvalho no seu blog: http://caminhandojunto.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s