pexels-photo-7319123.jpeg
Foto por Angela Roma em Pexels.com

Cada vez mais as pessoas estão abertas a receber ajuda de profissionais capacitados no momento de fazer as escolhas profissionais e acadêmicas. Nesse sentido, além de contar com um banco de questões para professores, vale a pena utilizar o teste vocacional. 

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Isso porque se trata de uma ferramenta capaz de auxiliar no desenvolvimento dos estudantes. Afinal, conhecer suas características, aptidões e desejos é essencial durante todo o processo da vida acadêmica e pessoal.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo exclusivo sobre o assunto. Dessa forma, irá tirar todas as suas dúvidas sobre o teste vocacional. Confira agora e boa leitura!

Afinal, o que é teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta que auxilia o indivíduo a descobrir áreas do conhecimento e profissões que mais se assemelham aos seus interesses.  Além disso, é possível identificar dons, habilidades e principalmente personalidade. 

Com isso, ela tem a função de fazer um comparativo entre suas características e habilidades com as de diferentes profissões. A partir daí, apresentar quais áreas você tende a desenvolver um melhor papel. 

Essa ferramenta é mais aplicada no Ensino Médio. Isso porque se trata de um momento onde grande parte dos jovens estudantes tendem a direcionar suas carreiras profissionais, escolhendo os cursos que irão estudar.

No entanto, com o aumento das possibilidades de profissões, o teste vocacional tem sido procurado e realizado por pessoas de diferentes faixas etárias, principalmente as que buscam uma recolocação em novas áreas do mercado de trabalho.

Banner Akemi EstáticoQuais temas são abordados?

De maneira geral, o teste vocacional passa por diferentes áreas da vida do entrevistado, analisando diferentes perspectivas acerca da vocação da pessoa. Para isso, o teste investiga as habilidades, pontos fracos e fortes.

No entanto, como a ferramenta promove uma pesquisa profunda sobre a pessoa, ele também aborda os desejos pessoais, os objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Ao final do teste e com as respostas sobre cada um dos temas abordados, é possível chegar a uma conclusão sobre quais áreas de conhecimento o entrevistado tende a ter melhor simpatia e desempenho.

Para que serve o teste vocacional?

Você já entendeu o que é o teste vocacional e que ele possui, principalmente, a função de apresentar um caminho acadêmico e profissional condizente com o perfil do indivíduo, certo? 

BENEFÍCIOS CORPORATIVOSAssim, ele serve, principalmente, para diminuir as dúvidas das pessoas acerca das suas habilidades naturais. Afinal, é comum ter diversos interesses e questionamentos sobre qual área se formar e se profissionalizar.  

Sendo assim, o teste vocacional consegue apresentar as características principais de cada curso aliadas ao seu perfil. No entanto, é muito importante destacar que os resultados, apesar de bastante conclusivos, tendem a não ser definitivos. 

Isso porque as habilidades, interesses e conhecimentos podem se modificar com o passar do tempo e das experiências adquiridas. Por esse motivo, essa ferramenta é ideal para pessoas que buscam uma reviravolta na carreira profissional. 

Por essa razão, é importante ter a clareza de que nunca é tarde para mudar a rota da sua vida profissional e pessoal. 

Como é feito um teste vocacional?

Normalmente o teste vocacional é produzido por profissionais da psicologia. Assim, se chega a um resultado mais . Além disso, também conta com a participação de profissionais especializados em desenvolvimento de carreiras.

Com todo esse conhecimento, eles conseguem determinar uma série de perguntas para que seja determinada as competências e habilidades do entrevistado. Para se ter uma ideia, é comum encontrar sites oferecendo um teste vocacional rápido e de maneira gratuita. 

Entretanto, o ideal é fazer um teste vocacional com profissionais. Para se ter uma ideia, um processo como esse realizado por um psicólogo, conta com uma ou mais entrevistas.

De modo geral, quanto mais se cercar de pessoas especialistas no assunto, o resultado será ainda mais assertivo.

bloggif_62d819408607eBenefícios de fazer o teste vocacional

A principal vantagem do teste vocacional é auxiliar a definir as melhores opções de carreiras profissionais. Entretanto, os benefícios dessa ferramenta vão muito além disso. 

Ou seja, ela é ainda capaz de oferecer um conhecimento ainda mais profundo sobre si mesmo. Isso pelo motivo de apresentar os pontos fracos e fortes, habilidades, assim como as competências.

Além disso, também pode servir como um grande facilitador para entender o funcionamento do mercado de trabalho em geral e também das carreiras que você já tinha mais interesse.

Por isso, a partir da sua aplicação, há a possibilidade de entendimento completo sobre o momento de vida que você está passando, alinhando ao tipo de carreira mais adequado. Dessa forma, é possível ter o melhor desempenho possível, além de se sentir realizado. 

Portanto, o teste vocacional é excelente para pessoas que enfrentam momentos de incertezas ou crises sobre carreiras acadêmicas e profissionais. Como fica evidente, ele  melhora o conhecimento geral da pessoa sobre o mundo. 

Conclusão

Como visto, o teste vocacional é muito mais que um questionário para determinar qual carreira seguir. Com ele, é possível ter mais clareza sobre suas habilidades, ou mesmo onde é preciso investir em melhorias na carreira profissional. 

Com isso, se você está concluindo a Educação Básica ou se sente infeliz na sua área de atuação ou com o mercado de trabalho, invista em um bom teste vocacional. Assim, é possível promover um melhor autoconhecimento e poder tomar decisões mais assertivas.

Fonte: Netlinks