A Evolução do Teletrabalho

evoluçao

Gostaria de compartilhar que foi lançado o livro A Evolução do Teletrabalho, onde os sócios da SAP Consultoria em RH foram convidados para escrever um dos capítulos: Como as Empresas estão Administrando o Home Office no Brasil.

O livro traz conteúdo prático sobre o teletrabalho onde os autores, com vasta experiência em suas respectivas áreas de atuação, relatam temas chave como liderança, gerenciamento a distância, implantação, cuidados com a humanização e perspectivas para o futuro.

O nosso capítulo apresenta as principais tendências da gestão do Home Office nas empresas e as mudanças ocorridas nos últimos anos.

A SAP Consultoria foi pioneira neste tema no Brasil. Em 2014 lançamos a 1ª Pesquisa Nacional sobre Home Office, onde a pesquisa apontou que 36% das empresas já praticavam trabalho remoto, mesmo com as dúvidas e incertezas jurídicas. A pesquisa tornou-se referência nacional sobre o tema e indicava que este modelo de trabalho iria ganhar maior espaço no mundo corporativo.

Em 2017 a Reforma Trabalhista normatizou a prática do trabalho remoto. Neste ano a Pesquisa apontou que 37% das empresas praticam Home Office e 14% estudavam a implantação.

Em 2018 a 3ª Pesquisa Nacional sobre Home Office apontou que o Home Office já era uma realidade no Brasil. 45% das empresas participantes praticavam o trabalho remoto e 15% estavam avaliando a implantação.

Em 2020 a 4ª Pesquisa Nacional sobre Home Office, a primeira pesquisa a considerar as mudanças das empresas em função do COVID 19, apontou que 46% das empresas adotavam de maneira estruturada e que 52% passaram a adotar em função da pandemia. Um dado significativo da pesquisa foi que das empresas que passaram a adotar o Teletrabalho/Home Office em função do COVID 19, 72% planejavam manter a prática.  

Nós, sócios proprietários da SAP Consultoria, temos  gratidão de fazer parte da evolução deste tema no Brasil. Apostamos no projeto sobre esta pesquisa e solidificamos o desenho e estudo do tema em parceria com a SOBRAT- Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

O livro, com 12 autores, está sendo comercializado pela LACIER-Lacier Livraria e Editora. www.livrarialacier.com.br

Boa Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s