Opinião RH

O Blog dos RH´s da Região Bragantina e Sul de Minas Gerais!

Uncategorized

Empresas podem diminuir tempo de afastamento do colaborador com Covid

pexels-photo-4031818.jpeg
Foto por Edward Jenner em Pexels.com

Trabalhadores que estiverem contaminados com a Covid-19 não precisarão mais cumprir 15 dias de afastamento da empresa. Nesta terça-feira (25/01), foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que reduz o tempo de isolamento em casos da doença, suspeita ou contato com pessoas que pegaram Covid para 10 dias.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300O texto foi assinado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Trabalho e Previdência e nele há também a recomendação para que o tempo de afastamento seja reduzido ainda mais em alguns casos específicos. Se o funcionário apresentar um teste com resultado negativo a partir do quinto dia após a contaminação ou o contato, o isolamento pode ser de apenas sete dias, desde que nas 24 horas anteriores não tenha havido febre, sintomas respiratórios ou o uso de medicamento antitérmico.

Outro ponto a ser destacado diz respeito ao teletrabalho, que agora tem sua adoção estabelecida de acordo com o critério do empregador. Contudo, as empresas deverão seguir atentas aos colaboradores com mais de 60 anos ou que fazem parte dos chamados grupos de risco. 

A portaria esclarece que tais profissionais devem receber máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2 (N95) ou equivalentes. Equipamentos de Proteção Individual (EPI) também devem ser oferecidos. A regra é válida para os casos nos quais o empregador optar pelo trabalho presencial dos grupos em questão.

GIF-200x150Empresas devem estimular cuidado e proteção

O ato determina que as empresas sigam responsáveis por cuidados sanitários. Prestação de informações sobre prevenção, recursos de higienização e medidas para que não haja aglomeração no ambiente de trabalho devem ser respeitadas. Segue, por exemplo, sendo regra o distanciamento de pelo menos um metro entre os trabalhadores e entre os próprios com o público em geral. O uso de máscara de proteção continua obrigatório.

kabalha

O documento pontua que os colaboradores devem deixar a empresa informada caso tenham tido contato com alguém com caso suspeito de Covid-19. A recomendação é para que sempre haja um diálogo estabelecido entre empregado e empregador para que haja maior segurança.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Por fim, de acordo com o texto as organizações deverão se atentar às informações de saúde uma vez que o registro médico precisa estar sempre atualizado e à disposição dos órgãos fiscalizados. São necessárias informações sobre:

  • Trabalhadores por faixa etária;
  • Colaboradores que fazem parte do grupo de risco;
  • Casos suspeitos;
  • Casos confirmados da Covid-19;
  • Trabalhadores que tiveram contato com pessoas que foram infectadas;
  • Medidas tomadas para prevenção.

total-grupo-gif-180x180

Por Bruno Piai

Fonte: Rh pra Você

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: