10 dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego online

pexels-photo-7441100.jpeg

Foto por cottonbro em Pexels.com

Que é uma entrevista de emprego online?

Após a declaração da pandemia global em março de 2020, o uso de videoconferência aumentou em 62%. Assim nasceu uma nova realidade de reuniões de grupo e conversas entre amigos através de uma câmera, mas especialmente um aumento das entrevistas de emprego online.

Embora você possa saber o que é (e pode até ter feito várias nos últimos meses), a entrevista de emprego online é uma reunião entre recrutador e candidato através de aplicativos como Zoom, Skype ou Google Meet, entre muitos outros. Trata-se de uma nova forma de recrutamento que não requer tantas alterações em relação à entrevista tradicional.

“O que muda é a presença, e isso é sempre importante porque proporciona informação diferente”. Não melhor ou pior, apenas diferente”, declara Mariona González, Business Developmet de Ad Quali Talent Search.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Em ordem, sugerimos as melhores dicas para ter sucesso em uma entrevista de trabalho:

Analise-se a si mesmo

Faça sua própria SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Seja honesto consigo mesmo e escreva as respostas apropriadas. Em seguida, analise o resultado e tente melhorar aqueles aspectos que você considera mais fracos. Utilize este modelo SWOT completo com perguntas em Excel.

Investigue a empresa

Tente conhecer a empresa que poderia contratá-lo após a entrevista o melhor possível. Verifique as suas redes sociais, o seu site, as opiniões dos clientes, os produtos… Mostre durante a reunião que você conhece bem a empresa, causando uma impressão positiva no recrutador.

Aprenda a falar em público

A nossa mente nem sempre está em sintonia com o nosso corpo, algo que talvez o surpreenda durante a entrevista. Então, talvez seja tarde demais. É por isso que recomendamos que você pratique estas melhores respostas de entrevista de emprego. Se a entrevista for em outro idioma, tente ler notícias ou textos de um livro em voz alta. Por exemplo, você pode tentar ler em inglês os ensaios do Modern Love, publicados no The New York Times. Isto aumentará a sua confiança ao enfrentar a entrevista.

Cuide de sua imagem (e de seu escritório)

Dizem que as primeiras impressões são cruciais, especialmente nas entrevistas de trabalho. Se você for a uma videoconferência, tente usar as suas melhores roupas e estar tão bem como estaria numa entrevista de trabalho tradicional. Além de ganhar autoconfiança, você causará uma boa impressão no recrutador. Isso também significa cuidar da imagem do escritório ou do local a partir do qual você vai fazer a entrevista, por isso recomendamos manter esse espaço limpo e, principalmente, cuidar do fundo! Você pode incorporar uma planta ou elementos de trabalho que confirmem sua atividade (um quadro negro ou livros bem ordenados, por exemplo).

Executa as verificações “tecnológicas”

É hora da entrevista, mas você tem que enviar um email ao seu recrutador para informar que o seu computador não é compatível com a plataforma de videoconferência sugerida. Erro! Certifique-se de ter todas as ferramentas necessárias atualizadas, desde o download ou atualização do Zoom até os gerenciadores de texto, verificando “partilhar ecrã”, navegador e todos os elementos relacionados à conectividade e à capacidade tecnológica do seu computador.

labortime

Use headphones

São mais confiáveis ao conduzir uma entrevista em comparação com os alto-falantes, que mostram mais distorções ou ecos de fundo. Além disso, tente obter headphones discretos que não distraiam o entrevistador.

Não chegue tarde

Chegar tarde em uma entrevista de emprego não é aconselhável em uma entrevista presencial ou online, pois pode dizer muito sobre você e causar uma primeira impressão ruim (e decisiva). Verifique o tempo e tente estar preparado na frente do computador antes do recrutador.

Mantenha uma boa linguagem corporal

A nossa linguagem corporal é um espelho de nós mesmos, pois projeta a nossa confiança, as nossas preocupações e o nosso raciocínio. Se você tiver uma entrevista de emprego online, tente não se mover muito em sua cadeira, sorria o tempo todo, e, importante! Mantenha contato visual com o recrutador, caso contrário, você estará demonstrando uma possível falta de interesse. É claro, evite olhar para o seu celular e mantenha uma boa higiene postural (não se sente muito, mas também não pareça tenso). Guada Molina nos conta a sua metodologia sobre este e outros passos, além de focar a importância de uma boa imagem e projeção de voz.

total-grupo-gif-180x180Seja discreto ao tomar notas

Durante a entrevista, você pode precisar fazer anotações em um caderno ou mesmo rever notas. Isto é necessário mas requer a sua total discrição. Fazer esses gestos pode indicar que você está envolvido, mas também pode inspirar uma (desorientação) falta de interesse no entrevistador.

Faça um bom fim de entrevista

Independentemente do resultado futuro, é importante causar uma boa última impressão no recrutador. Agradecer à equipe pela oportunidade de realizar esta reunião, acordar os próximos passos no caso de uma proposta e, é claro, manter uma boa linguagem corporal é vital.

Preparar perguntas para uma segunda entrevista

Se você foi chamado para uma segunda entrevista de emprego, isso significa que você aplicou muitas das etapas anteriores. Agora você pode começar a preparar estas perguntas típicas de segunda entrevista online.

Fonte: Universia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s