6 passos para se destacar no ambiente de trabalho e ser promovido

pexels-photo-3681591.jpeg

Foto por La Miko em Pexels.com

É comum que você comece um novo trabalho sonhando com melhores possibilidades dentro de algum tempo. Acontece que nem sempre é fácil se destacar no ambiente de trabalho e ser promovido, não é mesmo?

Para ascender na carreira, o profissional tem que fazer boas escolhas e demonstrar uma performance excelente.

Você sabe quais caminhos trilhar para se destacar profissionalmente? O que fazer e o que não fazer para ser promovido(a)? Vale a pena fazer cursos, aprender outras línguas ou focar apenas no relacionamento profissional?

Separamos 6 passos para você crescer profissionalmente, se destacar no ambiente de trabalho e ser promovido. Se liga!

GIF Sertec_JackelyneB_300x3006 passos indispensáveis para ser promovido no trabalho

Para se destacar em uma organização e ser promovido, é fundamental compreender a empresa e o que eles buscam em um profissional. Depois, aprimorar seus conhecimentos e habilidades para conquistar esse reconhecimento.

A seguir, veja 6 ações que podem te ajudar a se destacar no ambiente de trabalho:

1. Identifique o que é valorizado na cultura da organização

A cultura organizacional envolve um conjunto de valores da instituição, incluindo práticas e comportamentos.

Cada vez mais, a cultura é um aspecto valorizado nas empresas, pois reflete seu posicionamento diante dos consumidores e seu engajamento em causas.

Sua empresa valoriza a autonomia? Em caso positivo, os funcionários precisam ter independência e segurança, com liberdade para a tomada de decisões e controle de horários e tarefas, por exemplo.

Em um ambiente assim, profissionais acostumados a “seguirem regras” e fazer apenas o que lhes é solicitado, podem não ter bons resultados.

Vale dar uma pesquisada no site da empresa para conhecer seus valores ou até falar com alguém do RH. Assim, você entende que tipo de profissional é o ideal para a sua organização.

2. Descubra as expectativas que existem sobre o seu trabalho

Seu gestor pode esperar outro tipo de entrega além do seu trabalho rotineiro. Que tal conversar com ele(a) para descobrir quais são as expectativas atuais sobre o seu trabalho?

Desta forma, você consegue identificar melhor como pode exceder essas expectativas e de que forma conseguirá agregar mais valor à empresa. Seu líder também pode dar feedbacks e insights que te ajudarão a crescer.

3. Entenda o que é preciso para subir na companhia

O que conta para ser promovido na empresa em que você trabalha? Quem já foi promovido, conseguiu este resultado com base no quê?

Que tal marcar uma conversa com alguém que já recebeu uma promoção no trabalho e entender como o processo ocorreu? Vale perguntar quais entregas foram cruciais para conseguir a promoção e quais dicas essa pessoa daria para que você conseguisse o mesmo resultado.

bloggif_5a7c5307e59cd (1)

4. Descubra que habilidades e competências você precisa desenvolver

Depois de descobrir as características que sua empresa valoriza, as expectativas que existem sobre você como profissional e o caminho para uma promoção, é hora de identificar onde é preciso melhorar.

Vale fazer uma lista do que você deve fazer (ações) e soft skills que precisa desenvolver. Você identificou, por exemplo, que as pessoas promovidas tinham habilidades de liderança? Então, vale a pena desenvolver as suas, assim como outras capacidades que você considere importantes.

total-grupo-gif-180x1805. Crie um plano de desenvolvimento

Neste plano, você precisa contemplar os pontos a serem desenvolvidos, como você fará isso e qual é o tempo previsto para atingir seus resultados.

De maneira resumida, o passo a passo é o seguinte:

  • Definir os pontos a desenvolver;
  •  Selecionar as atividades ajudarão a evoluir em determinado ponto;
  • Inserir datas em cada ação com prazo para concluí-las;
  • Definir metas relacionadas a cada ponto, estipulando onde você planeja chegar.

Estipular prazos é fundamental para se organizar e ir subindo degrau a degrau – sem perder a meta final de vista, porém considerando a realidade e o tempo necessário para aprimorar suas habilidades.

6. Mostrar seu desenvolvimento

Uma vez iniciado o processo de aprimoramento rumo a uma promoção no trabalho, é hora de conversar com seu gestor e entender se há algum bloqueio na sua evolução e como ele considera o seu trabalho.

Se ele já tiver enxergado sua evolução, você pode demonstrar, com resultados concretos, que merece uma promoção e tem contribuído com a evolução da empresa. O fundamental, aqui, é ter paciência para evoluir e colher os frutos da sua evolução profissional.

| Conheça os nossos Modelos de Currículo

Fonte: Carreira & Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s