
Tendência de aumento na oferta deve se consolidar neste ano, segundo a plataforma Vagas.com
Diante das medidas restritivas de isolamento social para combater a pandemia do novo coronavírus, as ofertas de emprego na modalidade home office cresceram em todo o mundo. Um levantamento realizado pela Vagas.com, empresa de soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, revelou dados referentes à questão no Brasil. As informações são da revista “Veja”.
Segundo a pesquisa, que considerou os anúncios das 2 mil empresas que utilizam a plataforma da Vagas.com, o número de postos de trabalho para atuação nesse regime aumentou 309% em 2020, saltando de 594 posições abertas em 2019 para 2.428 ofertadas no ano passado.
“Notamos um maior interesse por parte dos nossos clientes na oferta de vagas em modelo home office a partir do segundo trimestre, justamente no período em que a pandemia registrou forte expansão de casos registrados no Brasil, forçando as empresas a se readequarem para que não perdessem a produtividade”, destacou Rafael Urbano, especialista em Inteligência de Negócios da Vagas.com.
Os setores mais responsáveis pelo crescimento das contratações para home office durante esse período foram Tecnologia (41%), Finanças (11%), Consultoria e Gestão Empresarial (10%), Seguros (8%), Telecom (7%) e Educação (4%), com a maior parte dos cargos relacionada a serviços administrativos e corporativos.
“Esse tipo de oferta de emprego pode ajudar setores que, historicamente tem mais vagas à disposição que profissionais qualificados a contratar. Sem exigir a presença física do colaborador, uma empresa de tecnologia pode contratar um colaborador em outro estado, coisa que não buscava anteriormente”, avaliou Urbano, segundo o qual, apesar de os postos na modalidade ainda representarem apenas 2% da oferta, encontram-se em uma tendência de crescimento que deve se consolidar ao longo de 2021.