Principais características de um líder

Foto por energepic.com em Pexels.com

A jornada da liderança mudou nas últimas décadas e um líder é tido como um influenciador de pessoas, onde além de guiar o time, ele motiva e também participa do processo.

As características de um líder mudam de acordo com a época, contudo, em qualquer uma delas o líder é tido como um super guia. Aquele que direciona a equipe rumo aos objetivos da empresa.

Antigamente, as características de um líder eram mais limitadas, pois compreendia o comando de um time e o cumprimento de algo estipulado pela empresa.

Todavia, a jornada da liderança mudou nas últimas décadas e um líder é tido como um influenciador de pessoas, onde além de guiar o time, ele motiva e também participa do processo.

Pode-se dizer que um líder moderno não é somente o representante de um grupo, é a peça chave para o bom andamento das atividades de um setor específico da empresa. Esse profissional ajuda, acompanha, supervisiona e atua como apoio para o time concluir as metas.

Características de um líder atual

Profissionais que lideram são inspiradores, pois é nesse momento que os liderados podem criar empatia e se identificar com as atitudes e também conselhos.

Em pleno século 21 o líder não é mais aquela figura autoritária que manda e desmanda oprimindo os seus comandados. Esse perfil ficou no passado e agora, o líder desempenha um papel mais agregador, motivador e parceiro do time.

Portanto, as principais características de um líder dessa Nova Era são:

Dá o exemplo para o time

O líder precisa mostrar aos liderados como eles devem atuar, por isso, ele pode começar através da sua própria conduta como: Cumprir horário, realizar suas tarefas, ter educação com as pessoas, se empenhar na busca de melhorias para o setor e etc.

Um bom profissional sempre sabe identificar talentos, reconhecer os pontos fracos e fortes de cada colaborador. Dessa forma, ele consegue delegar a atividade certa diante da qualificação do indivíduo.

Sua postura é pautada pela motivação e isso traz todos os membros da equipe para o mesmo lado, rumo ao objetivo da empresa.

Sabe se comunicar

As habilidades comunicativas fazem parte das características de um líder, é fundamental que esse profissional tenha domínio da palavra para que todos os membros da equipe compreendam exatamente o que a empresa espera deles.

É necessário se expressar de forma clara com o viés de criar empatia. Desse modo, não gera equívocos e os colaboradores entendem que podem confiar no seu líder.

Líderes modernos mantém contato visual com quem está falando, prefere conversas feitas pessoalmente e são sinceros em suas palavras.

Valoriza as pessoas e suas habilidades

O líder precisa compreender que sua equipe é essencial para alcançar o sucesso. Por isso, é fundamental valorizar a habilidade individual de cada um e incentivar o crescimento deles dentro da companhia.

A evolução da equipe depende de uma boa liderança, portanto, é fundamental que esse profissional avalie o que ele pode fazer para motivar o seu time dar cada vez mais o melhor de si.

Aquela frase que diz que um líder elogia em público e repreende em particular tem um fundo de razão. É importante saber a hora certa e como falar com o capital humano da empresa.

Tem inteligência emocional

Algumas pessoas entendem que ter inteligência emocional é apenas saber controlar suas emoções. No entanto, não se trata de algo pessoal.

O mundo corporativo inclui uma série de situações estressantes e muitas crises precisam ser administradas. Uma das características de um líder é saber lidar com cada uma delas.

É necessário saber entender as críticas reportadas, não ter receio de demitir pessoas, mediar conflitos e não levar nada para o lado pessoal.

Pode parecer fácil falar, mas o dia a dia exige astúcia e inteligência para sair ileso de muitos tipos de situações.

Sempre fornece feedbacks

O líder é o grande responsável por mostrar a equipe se eles estão no caminho certo. Tanto retornos positivos como negativos devem ser repassados a todos, com isso, sugestões de melhorias podem ser apresentadas.

Uma forma de manter a união do time e os feedbacks em dia são as reuniões periódicas. Elas servem para manter a boa comunicação do time e também, criar estratégias para melhorar os resultados.

Existem muitas outras características de um líder importantes, contudo, é necessário lembrar que bons profissionais geralmente acumulam muitas habilidades e competências que os tornam inovadores e únicos.

Nunca parar de estudar e se aperfeiçoar dentro das novidades do mercado também marcam uma liderança ousada, moderna e repleta de chances de sucesso.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s