Como cultivar e manter amizades no ambiente corporativo

Foto por mentatdgt em Pexels.com

Ao longo da sua vida profissional, é provável que você veja seus colegas e amigos serem promovidos a uma posição de chefia. Da mesma forma, isto também irá acontecer com você conforme progride em sua carreira.

Perceba que se tornar o chefe de um ex-colega de trabalho é uma tarefa difícil, por isso é importante ser compreensivo e profissional. As pessoas podem não entender a amizade existente e, sem querer confundir os relacionamentos pessoais e profissionais.

A importância de uma boa relação interpessoal

Se você está ingressando agora no seu primeiro emprego, essa a hora de entender a importância de desenvolver uma boa relação interpessoal no ambiente de trabalho. Essa qualidade é tão importante quanto o desenvolvimento das suas habilidades técnicas.

Mas o que é um profissional que tem uma boa relação interpessoal? Sabe aquele sujeito no escritório que é leve, não arruma confusão, se dá bem com grupo e trabalha bem em grupo?

Você pode ser assim também, basta desenvolver sua inteligência emocional para aprender a lidar com frustrações, diferentes ideias, empatia e, principalmente, a comunicação.

Enquanto algumas pessoas vão te dizer que você não está no trabalho para fazer amigos, há quem afirme exatamente o contrário. É claro que você tem liberdade para ser da forma que você for e não pense que para ser assim, você terá que mudar quem você é.

Pelo contrário, passamos a maior parte do tempo no trabalho, cercada de pessoas que não estão ao nosso lado pela nossa escolha, mas pela escolha da empresa. Então qual é o objetivo de se cercar de estranhos ou inimigos?

Nunca vai ser possível agradar a todos, tampouco gostar de todos da mesma forma. No entanto, criar relações saudáveis com seus colegas de trabalho vai criar um ambiente agradável e muito mais suscetivo ao surgimento de amizades, independente do cargo que cada um ocupa.

cordialidade entre os membros de uma equipe é o primeiro passo para estabelecer confiança, obter uma maior produtividade do grupo e resultados ainda melhores. O maior ganho nisso tudo será para você e para a sua felicidade.

Quando seu colega vira seu chefe

Se seu colega de trabalho se torna seu chefe, você provavelmente terá de mudar a maneira de agir com ele. Veja essas dicas e torne essa transição a mais fácil e suave possível:

1. Ajude seu amigo

Lembre-se que a transição de cargos pode ser tão difícil para o novo chefe quanto está sendo para você. Seu chefe também está passando por uma fase de experiência. E ele enfrenta testes são diários, tanto profissional como socialmente. Para ajudar o seu amigo, e atual chefe, busque ser simpático, compreensivo e aberto a ouvir seus comentários.

2. Deixe surgir um novo relacionamento

Deixe que o seu novo chefe defina o novo relacionamento entre vocês. Ele pode continuar sendo amigável, mas não se esqueça que agora ele é o seu chefe e a sua postura não pode ser a mesma de antes.

Certas brincadeiras e intimidades devem ser reservadas apenas para os momentos sociais e privados entre vocês ou você pode colocar seu colega, e agora chefe, em uma posição delicada. Mas é interessante que qualquer desconforto pode ser conversado entre vocês antes de se tornar uma fonte de conflito.

3. Esteja atento ao seu comportamento

Procure sempre tratar seus atuais colegas de trabalho com profissionalismo e educação. Isso irá te ajudar em uma eventual transição de cargos, seja sua ou de um colega. Assim, você não tem que mudar completamente o comportamento quando houver essa mudança para uma posição de chefe. Seja respeitoso e tenha postura profissional.

4. Saiba fazer críticas e repense comentários

Você pode até ter compartilhado suas diversas insatisfações relacionadas ao trabalho quando eram colegas, mas isso muda com a alteração de posição. Diante desta nova relação profissional, você deve pensar duas vezes antes de fazer certos comentários. Caso tenha alguma reclamação a fazer, procure sempre optar por falar de maneira construtiva e profissional.

O mesmo vale para você, quando é promovido a chefe. Perceba que existem informações e comentários que devem ser restritos a certos cargos. Isso não significa que você esteja sendo um amigo pior, apenas deve estar claro que a cada cargo competem certas informações e decisões.

Além disso, não se esqueça que, ao ouvir certas críticas, ela é feita com base na realidade daquele funcionário, que está naquela posição na empresa. Tente lembrar de quando você estava nesta mesma posição antes de descartar a crítica como infundada.

5. Coloque-se no lugar do outro

Não se preocupe se o seu novo chefe contesta a sua forma de trabalhar ou as suas entregas. Agora ele tem metas a cumprir e uma expectativa que você tem corresponder. Agradeça os comentários e use as informações de uma forma positiva. Lembre-se que em algumas situações, a empatia é fundamental para entender o outro e evitar discórdias e brigas.

6. Mantenha a positividade

Não veja a promoção de um colega como algo negativo, muito menos como o fim dessa amizade. Além disso, mantenha-se como uma influência positiva sobre os demais colegas da equipe que se sentem ressentidos com o novo chefe.

A energia negativa dentro do ambiente de trabalho só vai gerar resultados ruins, animosidade e conflitos. Explique aos colegas que como novo chefe, o seu amigo tem um novo papel a desempenhar, e consequentemente, novas responsabilidades. Portanto, é inevitável que a relação mude, o que não significa um afastamento ou rompimento entre vocês.

Mantendo a boa relação com antigos chefes

Seus ex-colegas de trabalho e chefes são uma ótima fonte de networking. Esses profissionais, pela vivência que já tiveram com vocêm, conhecem seus verdadeiros potenciais e podem ajudá-lo a ampliar sua rede de contatos. Se você deseja manter o contato com seu ex-chefe, mas não tem ideia de como fazer isso, confira algumas dicas a seguir:

1. Cartões de Natal

Desejar um ótimo final de ano é uma excelente oportunidade de manter ou entrar em contato com seu ex-chefe. Receber um cartão com mensagens boas só mostra como você é querido por alguém. Essa é uma forma sutil de mandar lembranças e também manter a amizade.

Cuidado com excessos nas mensagens ou em presentes! Eles podem ser percebidos de forma negativa, ainda mais se você pouco tinha contato com aquela pessoa durante o período em que trabalharam no mesmo ambiente.

2. Compartilhe os acontecimentos da sua vida pessoal

Se você está mudando de cidade ou de endereço, não custa nada enviar um e-mail com as suas novas informações de contato. Esse comunicado por ser informal, por isso, escreva como se você estivesse falando com amigos e familiares. Quando você compartilha coisas da sua vida pessoal, mostra que você tem o interesse de manter o contato além da vida profissional.

Atualmente, com as redes sociais e a possibilidade de manter seu número de telefone mesmo mudando de operadora, você tem uma maior facilidade de deixar os seus canais de contato mesmo com uma mudança de cidade ou país.

3. Acontecimentos da vida profissional

Você acabou de mudar de emprego ou conseguir uma promoção? Informe seus antigos chefes sobre isso e aproveite a oportunidade para agradecer as experiências que eles forneceram para você. Isso mostra que você não se esqueceu de tudo que você aprendeu com aqueles com quem trabalhou anteriormente.

Este gesto também pode funcionar no sentido contrário, se um ex-colega ganhou um prêmio ou promoção, fique a vontade para desejar boa sorte ou parabéns.

4. Artigos interessantes

Quando você encontrar artigos sobre as tendências do setor ou um problema enfrentado por um ex-colega de trabalho, envie um e-mail para os profissionais que podem ter interesse nessa notícia. A ideia é disseminar a boa informação, equilibrando a importância e utilidade das informações presentes no artigo com o seu desejo de manter o contato com aquela pessoa.

5. Redes sociais

A era das redes sociais trouxe uma revolução na forma como nos relacionamentos com todos ao nosso redor, desde amigos da escola, aos colegas de trabalho. LinkedIn, Twitter e Facebook são ótimas maneiras para se manter em contato. A dica é identificar qual o tipo de relação você quer manter com esse ex-colega ou chefe. Assim, você conseguirá escolher a melhor rede social para entrar e manter contato.

Mantendo amizades ao mudar de emprego

Ao sair de uma empresa, você tem duas opções: ou você sai e nunca mais entra em contato com quem trabalha lá, ou continua conversando com os ex-colegas de trabalho e constrói uma network para o resto da vida. Se você quer escolher a segunda opção, confira 6 dicas para manter contato com o antigo serviço:

  • Invista em network

Por mais que você não ache necessário agora, o network pode ser extremamente útil na carreira de uma pessoa. Antes de sair da empresa, certifique-se de pegar o contato de todos os colegas de trabalho que você tem intimidade e principalmente do chefe. Demonstrar interesse em manter o contato antes de sair é bem visto em qualquer empresa.

  • Busque Feedbacks

Antes de sair da empresa, marque uma reunião com os seus superiores para que eles possam dar um feedback sobre o seu desempenho enquanto funcionário. Isso demonstra responsabilidade, compromisso, vontade de melhorar e respeito a opinião dos seus superiores.

  • Quanto mais cedo, melhor

Não adianta querer entrar em contato com seus antigos colegas no momento de necessidade. É importante que mais ou menos 1 mês depois você já fale com os seus eles e mantenha esse hábito a cada periodicamente. Pergunte se há novidades no escritório, como anda a empresa e conte sobre a sua vida. Dessa forma, ninguém irá pensar que você está apenas usando esse contato para benefício próprio e terá um network forte por anos.

  • Demonstre apreço

É importante que antes mesmo de sair você já mostre como aquela fase foi importante para a sua carreira. Agradeça ao seu chefe pela oportunidade, se despeça dos colegas e diga como irá sentir falta. Depois disso, a conversa entre você e as pessoas da empresa será muito fácil.

  • Encontros regulares

Se possível, visite o escritório pelo menos uma vez por ano. Vá conversar com os seus antigos colegas de trabalho, falem sobre as novidades e veja quais foram as mudanças desde a época que você saiu. Por mais que um e-mail sirva para manter o network, nada é melhor do que o contato cara a cara.

  • Evite ser chato

Se, mesmo com todas essas dicas, os seus antigos colegas não parecem muito interessados em manter contato, não force a barra. Se os dois primeiros e-mails não forem respondidos, não insista e não tente mais manter um diálogo.

Fonte: Universia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s