Remuneração Pós Pandemia

O mundo do trabalho está sendo profundamente afetado pela pandemia global do COVID-19. Além da ameaça à saúde pública, a pandemia acarreta impactos econômicos e sociais que afetam os meios de subsistência e o bem-estar de milhões de pessoas.

Olhando para o mundo do trabalho no Brasil, tivemos a publicação da Medida Provisória 927, que fixou regras para relação entre empresa e trabalhadores, durante a pandemia. A MP diz que, “ para enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes do estado de calamidade pública e para preservação do emprego e da renda”, poderão ser adotados pelos empregadores as seguintes medidas: o teletrabalho, antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas, aproveitamento e antecipação de feriados, banco de horas, ente outras medidas. Outra Medida Provisória, 936, também foi publicada e autoriza a redução da jornada de trabalho e do salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho por meio de acordos individuais. Mesmo com essas medidas, considerando cenário econômico desfavorável, milhares de trabalhadores perderam emprego, aumentando ainda mais o índice de desemprego no país.

A expectativa é que nos próximos meses, a situação do vírus deverá voltar à normalidade e cada empresa poderá reavaliar a sua estratégia para se ajustar ao novo cenário. Importante ressaltar que cada empresa tem a sua realidade e, com isto, conselho e executivos terão que avaliar o real impacto nos negócios e dimensionar os prazos de recuperação/retomada para planejar as ações. Desafios e oportunidades estarão presentes para obtenção de vantagem competitiva e manter a continuidade e sustentabilidade dos negócios.

Neste contexto, olhando para o ambiente da remuneração, os profissionais envolvidos terão que participar nas decisões que poderão ser tomadas, bem como os impactos nas políticas e procedimentos que envolve a gestão dos cargos, carreira e salários.

Historicamente, essas crises econômicas têm impacto na gestão de remuneração das empresas, como reduções de orçamento para movimentações de pessoas (ex.: promoção, mérito), suspensão de novas contratações, cancelamento de vagas, priorização e/ou suspensão de projetos/investimentos, além da revisão da estrutura organizacional. Cada empresa será mais ou menos impactada, conforme segmento de atuação e capacidade de resposta. O cenário a ser vivenciado por sua empresa dependerá da avaliação de todos os impactos desta crise global.

Informação é a palavra chave para contribuir nas decisões. Monitorar o mercado, mapeando e analisando dados para entender o real impacto da pandemia na gestão da remuneração fixa, variável e de benefícios, será um diferencial para orientar as ações. A história também aponta que as empresas que se “acomodaram” na gestão salarial, não repensando o que fazer em períodos de crise, tiveram problemas na retenção dos seus talentos quando da retomada.

 

No Brasil temos dois cenários a considerar, incerteza econômica e a instabilidade política. Mesmo com este ambiente recomendo, como reflexão, algumas ações para atuar no curto prazo, considerando os diferentes níveis hierárquicos:

  1. Remuneração Variável a Curto Prazo (ex.: Comissão, PLR, Bônus, Prêmios), reavalie as metas considerando orçamentos, planos de negócios, métricas e valores a serem pagos e periodicidade de pagamento.
  2. Remuneração Fixa, avalie o seu grau de competitividade em relação as informações disponíveis, reflita sobre o posicionamento salarial e como proceder na tabela salarial. Muitas empresas, no segundo semestre, terão a sua data base e, com isto, é importante avaliar a estratégia a ser adotada.
  3. Estrutura de Cargos, avalie os impactos em relação as mudanças ocorridas em função da crise e promova os ajustes necessários (calibrar o equilíbrio interno).
  4. Como reconhecer e valorizar os talentos/profissionais chave/potenciais

Reforce o processo de comunicação. Seja claro e transparente para que os funcionários saibam o que irá ocorrer durante o período definido. Oriente e fortaleça o canal da liderança, que terão que se adaptar para este momento e manter o engajamento, produtividade e desempenho das equipes.

Saiba mais em: https://sapconsultoria.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s