Vale a pena investir num curso superior?

Como o novo mundo em que vivemos transformou a certeza em dúvida

 

Crescemos ouvindo sempre a mesma coisa: fazer uma faculdade, formar-se em algum curso superior, é o passo certeiro para o sucesso profissional.

Tradicionalmente, indo mais além, ter um diploma sempre foi sinônimo de status social, de ascensão profissional e, principalmente, de vitória pessoal. Não à toa, até hoje em dia, o momento da formatura, da colação do grau superior, é diretamente associado à consagração, ao êxito máximo.

Essa realidade de percepção dura até hoje. O que mudou, ao longo dos anos, foi justamente um fator relacionado à pergunta deste texto: vale a pena investir num curso superior?

Podemos dizer que, hoje, sim! Sem dúvida alguma vale muito a pena investir em sua formação e, indo mais além, será seu principal diferencial na “selva” chamada mercado de trabalho.

Originalmente, esse contexto já era assim. Empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, sempre privilegiaram os colaboradores que possuíssem algum curso superior. Salários mais altos, cargos mais importantes… tudo isso sempre esteve diretamente relacionado à formação de cada um.

Pessoas com níveis de estudo diferentes resultavam também em situações e tratamentos diferentes.

Isso valia também para as projeções sociais e familiares. A pessoa com formação superior sempre foi mais valorizada nesses meios.

Uma pausa nessa história

Continuando nosso contexto histórico, num passado mais recente, essa “exigência” meio que passou a ter menos importância. Empresas começaram a ver com melhores projeções o profissional que, independente da formação, trouxesse uma bagagem própria de aprendizado. Com isso, literalmente pipocaram cursos técnicos, treinamentos online e capacitações.

Um fator que contribuiu diretamente para isso foi o surgimento da internet, que ampliou a dimensão que tínhamos de mundo, globalizando praticamente todas as situações cotidianas.

Faculdade, o retorno

Esse novo panorama de mercado, como seria lógico acontecer, foi rapidamente perdendo sua força e, hoje, quase que não existe mais.

Isso porque aquele novo mundo se mostrou extremamente frágil, com a multiplicação de profissionais de qualidade duvidosa, o que não traz produtividade para empresa alguma. Não demorou para o mercado perceber isso e voltar a valorizar a verdadeira formação profissional. Foi justamente aí que os cursos superiores voltaram a crescer, e a crescer com tudo.

Diferente do primeiro contexto que apresentamos, agora as faculdades também procuraram se atualizar quanto às necessidades atuais do mercado. Surgiram aí novas modalidades de ensino superior, como a Educação à Distância e os Cursos Tecnológicos (que têm o mesmo peso de uma graduação, entretanto têm curta duração e menor investimento).

E novamente o mercado de trabalho passou a valorizar aquele profissional que tem (sim!) um diploma superior. Como dissemos no início deste texto, esse é o diferencial que as empresas buscam atualmente.

Além da formação superior, os cursos de aperfeiçoamento, como mestrados e pós-graduações, também voltaram com tudo.

Tiro certo

O que podemos concluir disso tudo é uma coisa só: o mercado lá fora é agressivo e, muitas vezes, cruel. E sua formação, sua bagagem intelectual, será sua principal arma para enfrentar as batalhas que seguirão à sua frente. Serão também seu escudo.

E quanto mais você investir nisso, um melhor e mais preparado guerreiro estará surgindo, com o poder de ser o senhor do seu próprio destino e de transformar o universo a seu redor.

Investir em sua graduação superior é o caminho mais apropriado para seu sucesso profissional. É o tiro certo.

 

Quer saber mais? Clique aqui e invista em você! https://faex.edu.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s