Processo seletivo da Votorantim tem até workshop de entrevista de emprego

Durante a semana que integração, os novatos tiveram a oportunidade de conhecer as áreas da empresa, conversar com gestores e ouvir de outros estagiários as atividades que realizam em suas áreas (Leandro Fonseca/VOCÊ S/A

Os novos funcionários também participam de cursos de autoconhecimento, inteligência emocional, gestão do tempo, Excel e PowerPoint

Participar de um processo seletivo não é tarefa fácil, ainda mais para quem está em busca do primeiro emprego. Para melhorar a experiência dos candidatos do seu programa de estágio, a Votorantim ofereceu um workshop de entrevista de emprego para aqueles que passaram pela etapa online. Ao todo, foram mais de 2 500 universitários inscritos.

Antes da etapa de entrevistas, os candidatos tiveram um workshop presencial com dicas de como é a dinâmica de uma entrevista de emprego. “A gente tem uma crença de que todo mundo precisa sair com uma experiência positiva quando entra em contato com a empresa, mesmo que acabe não sendo selecionado”, explica Dimitriu Bezerra, coordenador de atratividade e seleção da Votorantim.

Para Arthur Santos, estudante do 7º período de Administração Pública na FGV e agora estagiário de inovação de desenvolvimento institucional do Instituto Votorantim, o workshop foi uma etapa importante do processo de estágio. “Eu já conhecia a empresa por causa de uma amiga que trabalhava aqui e sabia que era uma cultura que eu estava alinhado. Mas o workshop foi muito legal, porque você se sente valorizado. Eles nos deram dicas que não eram só para o processo deles, mas que podem ser usadas em outras entrevistas”, afirma.

Além do workshop, os estudantes também precisaram propor a resolução de um case, específico para a área do candidato, e a fazer uma gravação de um pitch se apresentando. Para 2020, foram contratados 11 novos estagiários, além de outros sete que já estão no segundo ano de trabalho.

Durante a semana que integração, os novatos tiveram a oportunidade de conhecer as áreas da empresa, conversar com gestores e ouvir de outros estagiários as atividades que realizam em suas áreas. “Este é o meu primeiro emprego e eu estou muito animada. O processo seletivo já foi muito enriquecedor e eu imagino as oportunidades e desafios que terei durante o período de estágio”, afirma Camila Biazioli estudante do 2º ano de Relações Internacionais na USP e nova estagiária de desenvolvimento humano organizacional.

Como é estagiar na Votorantim?
Apesar de já contar com a presença de estagiários há anos, A Votorantim estabeleceu um programa formal em 2018 com o objetivo de atrair novos talentos e alimentar a lista de sucessão de funcionários.

Para isso, além das atividades do dia a dia, os novos funcionários participam de cursos de autoconhecimento, inteligência emocional, gestão do tempo, Excel e PowerPoint e rodas de conversas com os gestores. Em determinados momentos, também são realizadas visitas às fábricas e de benchmark com outras companhias.

Os novos funcionários também contam com “partners” que são ex-estagiários já contratados pela companhia. “ Uns dois dias antes de a pessoa começar aqui na empresa, o partner já manda uma mensagem no WhatsApp se apresentando”, explica Dimitriu. Ele esclarece dúvidas e oferece ajuda para eventuais dificuldades sobre o cotidiano do trabalho, além de ajudar a pessoa a se enturmar.

Segundo Bruna Ancelmo, analista junior de desenvolvimento humano organizacional recém efetivada, quem quer trabalhar na empresa precisa gostar de aprender e querer se envolver ao máximo nas operações. “Os estagiários têm muita autonomia. Você pode participar de projetos que nem fazem parte da sua área e tem sempre muita oportunidade. Eu não esperava aprender tudo o que eu aprendi”.

Fonte: Você S/A

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s