Vantagens da terceirização e seu impacto no resultado do negócio

A terceirização se tornou uma prática muito comum e uma grande aposta para quem busca transformar os processos produtivos de uma empresa. A maioria dos serviços atualmente são terceirizados, como segurança, limpeza, transporte, manutenção, contabilidade, entre outros.

Diante do atual mercado competitivo, é essencial atuar na otimização dos processos e na redução dos custos, além de manter o foco na produtividade.

Nesse contexto, ao optar pela terceirização, muitas empresas dispõem de inúmeras vantagens, tanto em relação à qualidade e agilidade dos serviços, quanto aos custos menores.

Para que você saiba mais sobre o assunto, abordaremos neste post as principais vantagens da terceirização dos serviços e quais os impactos nos resultados da empresa. Continue a leitura e confira!

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE OPTAR PELA TERCEIRIZAÇÃO?
Antes de abordarmos os benefícios de optar pelos serviços terceirizados, é importante que você entenda como eles funcionam e como é a legislação que rege esse setor.

Podemos pensar na terceirização como, basicamente, um contrato que sua empresa estabelece com outra, especializada em determinados tipos de serviços.

Esse contrato determinará que a empresa contratada forneça profissionais para desempenhar atividades específicas na empresa contratante.

A Lei Federal n°13.429, de 31 de março de 2017 trata de uma alteração da antiga lei que dispõe sobre as relações de trabalho entre empresa e prestadora de serviços a terceiros. Após a aprovação do projeto, a terceirização se tornou aplicável a empresas que desempenham qualquer atividade – antes restrita a contratação apenas para atividades-meio.

Os principais serviços terceirizados são os de limpeza, portaria, manutenção e transporte. Para manter a eficácia das atividades e a organização da empresa contratante, é fundamental que os serviços estejam alinhados às necessidades e expectativas do negócio, colaborando para os resultados da empresa.

Contratar empresas terceirizadas é uma possibilidade de ampliar seus negócios, ser mais eficiente e produtivo. Esse serviço não deve ser visto apenas como uma tentativa de reduzir custos, e sim uma estratégia para otimizar e aprimorar os processos, tornando-os mais eficientes.

Além dessas, existem muitas outras vantagens que podem ser listadas no processo de terceirização de serviços. A seguir, destacaremos algumas delas. Confira!

FOCAR NO CORE BUSINESS DO NEGÓCIO
A primeira e mais importante vantagem gerada pela terceirização de serviços é a capacidade de manter gestores focados no core business, mantendo o foco efetivamente no negócio e na estratégia da empresa.

Desse modo, é possível concentrar dedicação, conhecimento e energia para aprimorar a gestão, alcançar os objetivos e conquistar resultados planejados, alavancando assim sua empresa.

CONTAR COM ESPECIALISTAS EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO
Poder contar com a equipe e os profissionais mais especializados e experientes é um benefício muito importante da terceirização, já que as atividades previstas serão realizadas com mais qualidade e excelência.

A empresa contratada tem um serviço mais especializado e estará presente em todas as etapas do processo, além de sempre integrar uma nova solução para as atualizações do setor. Com isso, é possível reduzir custos com treinamentos e capacitação interna, visto que a responsabilidade passa a ser da prestadora.

REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS
Devido aos encargos e direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira, que sobrecarregam a folha de pagamento, as empresas são obrigadas a repensar possíveis contratações. Esses valores representam grandes custos, o que pesa significativamente no orçamento institucional.

Terceirizando os serviços, sua empresa não terá custos com encargos trabalhistas, como horas extras, férias, 13° salário, licenças de saúde ou maternidade, aviso prévio ou previdência social. Assim, esse tipo de contrato contribui para o equilíbrio financeiro da empresa.

PRIORIZAR OS INVESTIMENTOS
Quando você opta pelos serviços terceirizados, a empresa contratada assume a responsabilidade do planejamento administrativo, como coordenar escalas de trabalho, garantir o cumprimento dos turnos, conseguir substitutos no período de férias, controlar faltas e horas extras.

Nesse caso, a empresa passa a priorizar outros investimentos e dedicar os recursos disponíveis a projetos mais importantes para a estratégia da empresa.

OTIMIZAR O TEMPO DOS PROFISSIONAIS
Já que algumas funções passam a ser realizadas pelas empresas prestadoras, os profissionais e gestores são beneficiados pela redução da sobrecarga de trabalho, otimizando o tempo dedicado à empresa. A terceirização propicia uma divisão mais apropriada de responsabilidades.

É importante ressaltar que os profissionais terceirizados devem ser supervisionados e monitorados pela empresa, para garantir que não ocorram imprevistos e possíveis adversidades.

COMO A TERCEIRIZAÇÃO IMPACTA NOS RESULTADOS DA EMPRESA?
Com a terceirização, a organização passa a focar na sua atividade estratégica e naquilo que é capaz de fazer melhor. As tarefas secundárias e auxiliares são realizadas por empresas que se especializaram de maneira responsável e com menor custo.

Evita-se, com a terceirização, que as empresas que priorizam essa atividade tenham que lidar com processos jurídicos e possíveis complicações trabalhistas com colaboradores, pois é a prestadora de serviços que disponibiliza suporte e que atua com responsabilidade nesses quesitos.

Além disso, os recursos e os profissionais que a empresa contratada oferece estão mais preparados para desempenhar o serviço com qualidade, garantindo melhores resultados, em menor tempo e com menos pessoas.

Vale ressaltar que um dos serviços especializados de grande importância e necessidade nas empresas é a terceirização dos serviços de benefícios, como o fornecimento de vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, entre outros.

Apesar de não serem obrigatórios pela nova lei, os benefícios são grandes atrativos das empresas. Com eles, os funcionários se sentem mais motivados e, consequentemente, se dedicam mais ao trabalho e geram mais produtividade para a empresa, além de garantir uma maior qualidade de vida aos colaboradores.

 

Portanto, percebe-se que a terceirização gera impactos significativos na cultura organizacional da empresa, por meio do processo de reestruturação produtiva, concentrando na produtividade, qualidade e competitividade. Esses fatores conferem vantagens no desempenho das organizações e potencializam a lucratividade do negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s