O que escrever no objetivo do currículo?

Muitos candidatos à conquista de um emprego se perguntam: O que devo escrever no objetivo do currículo? Apesar de ser uma informação muito simples, ela deve estar presente em qualquer documento desse cunho. Porém, é onde grande parte dos profissionais erra e acaba prejudicando o seu próprio desempenho no processo seletivo.

Toda comunicação (verbal ou não verbal) possui um objetivo. Podemos gritar para alertar alguém de um perigo eminente, abraçar um pessoa para mostrarmos que nos preocupamos ou explicar um novo conceito para ajudar o outro a lidar com determinada situação. O currículo não é diferente. Este documento tem a finalidade de apresentar o seu perfil profissional, mas a a candidatura à uma vaga específica é ainda mais importante.

O que escrever no objetivo do currículo

Todo currículo deve ter, após a descrição dos dados pessoais, uma seção chamada OBJETIVO. Nesta parte, informe a sua real intenção ao enviar os seus dados para a empresa, ou seja, descreva a vaga e a área de que tem interesse em atuar.

Pode parecer simples demais e é! Você deve ser claro e informar apenas a vaga (de preferência utilizando o mesmo nome do cargo informado no anúncio da vaga) e área. Dependendo do cargo informado, a área já está subentendida e, portanto, não precisa ser informada. Seguem abaixo alguns exemplos:

 

– Analista de Suporte – TI

– Supervisor de Controle de Qualidade

– Analista de Sistemas

– Consultor – Financeiro

– Auxiliar Administrativo

– Coordenador de Suprimentos

– Engenheiro Civil Sênior – Projetos

Caso você envie o seu currículo sem conhecimento da vaga que será indicado, como quando o deixa com colegas de trabalho que te indicarão ou quando o cadastrao no banco de uma empresa de consultoria de RH, o ideal é informar o cargo que melhor reflita as suas expectativas e histórico profissional ou informar apenas a área de interesse.

 

Qual o impacto de não escrever o objetivo do currículo corretamente?

Não existe um impacto claro. Dependendo de como a empresa estrutura o processo de triagem de currículos e de como os recrutadores atuam nesta etapa, a ausência de um objetivo descrito corretamente no currículo pode te eliminar ou, simplesmente, não gerar nenhum impacto negativo.

Às vezes a descrição inadequada ou a ausência desta informação pode te tirar do processo, pois ao trabalharem uma vaga específica, os recrutadores podem separar os currículos (manualmente ou via sistema) de acordo com o que está descrito no objetivo. Se a informação que você descreveu não estiver de acordo com a vaga em questão, o seu currículo pode não ser analisado.

Antes de “soltar os cachorros” nos recrutadores dizendo que eles deveriam ler o seu currículo todo para avaliar se pode participar ou não da vaga, lembre-se que é comum esses profissionais avaliarem centenas de currículos por processo seletivo e com prazos de entrega apertados. Desta forma, se você não ajudá-lo, poderá ter sérios problemas para se recolocar.

Fonte: Carreira & Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s