Como a colaboração social está transformando as empresas

Há cerca de quatro anos, uma pesquisa global realizada pela empresa Avanade apontou que a colaboração social poderia influenciar positivamente nas ações e nos resultados das empresas, inclusive brasileiras. Acontece que, apesar de ser considerada importante já naquela época, ao mesmo tempo pouco se falava da utilização de uma ferramenta própria para o ambiente corporativo.

E se 97% das empresas entrevistadas ao redor do mundo, lá em 2013, já viam as tecnologias de redes sociais como grandes tendências, imagine, hoje, como essa estratégia é capaz de transformar o dia a dia de colaboradores, líderes e, principalmente, empresas.

Mas, antes de decidir aplicá-la em sua empresa, levantamos algumas questões que explicam como a colaboração social está, de fato, transformando as empresas.

Faz pensar no coletivo e em oportunidades

Para que observar pontualmente o crescimento de um colaborador, se é possível reunir o talento de vários em um só ambiente? Muitas vezes, tudo o que uma empresa precisa é de pessoas que saibam trabalhar em equipe, compartilhar ideias e conhecimentos. Toda essa colaboração, se acontecer de maneira natural, pode ser transformada em inovação, soluções muito mais consistentes e oportunidades.

Mas de nada vai adiantar o incentivo se, em princípio, a empresa não for realmente adepta à iniciativa. Os funcionários devem seguir passos de líderes que, acima de tudo, acreditam na colaboração social como agente transformador, assim como devem ser constantemente motivados e engajados com as ações dentro da empresa.

De acordo com o livro “Não Existe Gestão Sem Comunicação”, de Daniel Costa, as empresas com maior índice de engajamento ampliaram o lucro em até 28% em um ano. A mesma publicação apontou que atitudes simples, como elogios e reconhecimentos, trazem efeitos mais significativos no engajamento das pessoas do que fatores financeiros, por exemplo. Por sua vez, o reconhecimento também gera maior produtividade: 69% dos trabalhadores dizem que seriam mais produtivos se sentissem que seus esforços são reconhecidos.

Tudo é questão de observar, pois, às vezes, o investimento da empresa em melhorias pode estar sendo alto, mas não está sendo direcionado ao público certo e que merece sua atenção, que são os colaboradores. E, consequentemente, em todas as outras pessoas envolvidas.

Fale com um especialista e saiba quais soluções deve investir em sua empresa!

Quebra de modelos estabelecidos. Foco no novo!

Um dos grandes diferenciais da colaboração social é a quebra de modelos pré-estabelecidos. Por que concentrar-se em uma hierarquia, apenas em regras a serem seguidas, se é possível oferecer muito mais em um ambiente cooperativo? Quando todos podem ouvir, mas também falar e sentir que são ouvidos, a interatividade, motivação e confiança passam a ser muito maiores.

Esse tipo de dinamismo na comunicação fará toda a diferença para transformar a cultura da empresa, sua imagem perante o mercado e os resultados que partem dos colaboradores. Afinal, se não houver a preocupação com seu engajamento e sua participação na empresa, eles raramente representarão uma transformação dentro e fora dela.

Inclusive, mesmo com toda a crise que afetou o país recentemente, 26% das demissões do último ano aconteceram por parte dos próprios trabalhadores. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que nos fazem refletir sobre toda a insatisfação presente em ambientes de trabalho atualmente, justamente pelos modelos robóticos e pela falta de espaço e liberdade que geram estresse na rotina de trabalho.

A colaboração social chega para acabar com esse ruído na comunicação interna e incentivar o envolvimento real entre os colaboradores. O foco é no novo, em processos menos burocráticos para resolver questões simples, em tecnologia para que os colaboradores possam depositar suas energias em atividades realmente produtivas e de qualidade, em abertura para um clima agradável e rotinas flexíveis. Foco em uma rede social corporativa, por que não?

Descubra mais transformações com a colaboração social

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e nos proporciona um nível de detalhamento nas informações que seria impensável há 10 ou 15 anos.

Uma estratégia de colaboração social coesa e bem formatada, aliada à essa tecnologia, oferece resultados significativos no aumento de engajamento dos colaboradores, eficiência na troca de informações e melhoria da performance corporativa.

As redes sociais corporativas vêm revolucionando a forma como as companhias encaram sua comunicação interna. Com design intuitivo, possibilidade de envio de fotos e vídeos, armazenamento de arquivos, chats e diversas outras funcionalidades, essas plataformas são muito importantes para o sucesso da estratégia de comunicação interna de várias das maiores empresas do mundo.

O 4bee Comunicação e Colaboração é um exemplo de sucesso no mercado de rede social empresarial. Com cases de sucesso em grandes clientes dos setores de TV a cabo, relógio de ponto, tecnologia, energia e vários outros, a plataforma prova que o aumento da produtividade com ferramentas de colaboração social pode ser efetivo em diversos segmentos.

Quer saber mais sobre como sua empresa pode obter uma melhoria de performance usando plataformas de rede social corporativa? Então entre em contato e descubra como a colaboração social também irá transformar o seu negócio.

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/4bee-rede-social-corporativa/como-colaboracao-social-esta-transformando-as-empresas/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s