Gestão de Recursos Humanos: Como melhorar a eficiência e produtividade?

Se a gestão de Recursos Humanos é responsável por buscar maneiras de melhorar a produtividade dentro de uma empresa, o que aconteceria se esta não estivesse bem estruturada? Bom, essa é uma questão que certamente nenhuma organização gostaria de testar. O RH, como área fundamental na formação estratégica e administração de equipes, atua como uma espécie de espelho: se há maior eficiência nela, consequentemente haverá maior produtividade entre o restante dos colaboradores de uma empresa. Trata-se de um reflexo natural.

E para que esse reflexo seja sempre positivo e constantemente trabalhado, há algumas técnicas que podem ser utilizadas pela gestão de Recursos Humanos. Quer saber como melhorar o RH da sua empresa? Garantir maior produtividade, eficiência e resultados? Acompanhe o artigo do BWG e nos diga a sua opinião!

Maior produtividade ao comunicar e engajar

Quando falamos em gestão de Recursos Humanos, há um fator de extrema relevância e que se torna unanimidade entre todas as organizações: a comunicação. Ao aperfeiçoá-la internamente, os gestores disponibilizam todas as informações necessárias aos colaboradores: metas, valores, objetivos, distribuição de tarefas e feedbacks.

Com uma comunicação interna estruturada, todos se alinham aos processos, otimizando rotinas de RH e contribuindo para o desenvolvimento dos colaboradores.

Uma vez alinhado a uma forma de comunicação interna, o profissional estará mais engajado, motivado e, por fim, mais produtivo. E o reflexo? É recíproco. Desta forma, a área de gestão de Recursos Humanos também estará ganhando, com sucesso cada vez mais atrelado à comunicação.

Dados da Tower Watson, dizem que: em 12 meses, as empresas com maior índice de engajamento ampliaram o lucro operacional em 19% e o lucro por ação em 28%. Em 36 meses, ampliaram sua margem operacional em 3,7% em média.

Graças aos avanços da tecnologia, atualmente as empresas já podem contar com plataformas de comunicação interna que auxiliam no desenvolvimento humano e organizacional. Por que, quem disse que, ao comunicar, não é possível inovar? Uma rede social corporativa, por exemplo, é capaz de modernizar a comunicação e torná-la mais assertiva, através de segmentações, acesso aos arquivos e conversas, troca de informações de maneira dinâmica e até mesmo, estimular comportamentos, através de gamificação.

O 4bee Comunicação e Colaboração nasceu dessa tendência de transformação da comunicação interna, criando uma conexão entre o software e a cultura organizacional em um nível muito mais avançado do que era visto no mercado até então.

Graças a tecnologias avançadas, alianças estratégicas e um time faixa preta de profissionais e clientes que estão sempre aperfeiçoando a ferramenta, o 4bee é referência em atendimento, produto e serviço.

Com o 4bee, além de facilitar a troca de informações entre as equipes de todos os setores, também é possível medir e aprimorar a efetividade da gestão de pessoas, por meio de pesquisas on-line e identificação de melhorias na área e no ambiente de trabalho, no geral.

Veja aqui qual é o papel da rede social corporativa na sua empresa

Invista em uma ferramenta de gestão de pessoas

Otimizar processos. Economizar tempo. Aumentar a produtividade. Esses são os três principais benefícios de investir em uma ferramenta de gestão de pessoas e o que irá melhorar a eficiência do setor. O 4bee Folha, por exemplo, acredita que pode melhorar esses benefícios, planejando e operando as melhores tecnologias, com isso, gerando eficiência operacional para que o seu RH tenha mais tempo para funções estratégicas. Através de uma plataforma web intuitiva e integrada, a interação entre gestor e analista é muito mais assertiva.

Segundo um estudo da SCORE, a gestão do Recursos Humanos ocupa 35% do tempo do dono de uma empresa.

Além disso, é possível acompanhar diariamente todas as atividades realizadas, e diversas informações são disponibilizadas de maneira muito mais rápida e simples de acessar, como aquelas relacionadas à admissão, férias, rescisão, controles, benefícios e muito mais. Um controle para o gestor, que deixará de ter como foco os processos e passará a pensar mais estrategicamente – e assim, produzindo mais – e uma facilidade para todos os colaboradores.

Como seu RH pode produzir mais utilizando softwares especializados

Melhorando em eficiência e produtividade

De fato, toda e qualquer área pode melhorar em eficiência e produtividade, e isso inclui o Recursos Humanos. Por ser uma área que envolve todos os colaboradores, é importante que existam processos bem estruturados para que o gerenciamento e o desenvolvimento de pessoas. Ao cuidar das pessoas a melhoria em eficiência e produtividade de uma organização será constante.

Quer saber mais sobre como otimizar o tempo no trabalho, acelerar a colaboração em equipe e melhorar a produtividade? Continue acompanhando os conteúdos do Bestway Group e, se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato com a gente!

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/4bee-business-solution/gestao-de-recursos-humanos-como-melhorar-eficiencia-e-produtividade/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s