5 fatores fundamentais para manter o emprego em meio à crise

Image of three business people working at meetingO Brasil está abrindo menos vagas de trabalho e fechando várias existentes. Isso preocupa não só quem está buscando uma recolocação, mas também quem está empregado e vive o temor da demissão. De acordo com a Gerente Nacional de Carreiras do Ibmec, Fernanda Schroder, a falta de qualificação e a acomodação acabam sendo grandes empecilhos para garantir o espaço no mercado de trabalho.

Tanto aqueles que estão à procura de um emprego, quanto aqueles que desejam assegurar o espaço que ocupam em tempos de cortes nas empresas, todos devem se concentrar em um conceito muito importante: o da empregabilidade. De acordo com Fernanda, “a empregabilidade é a capacidade de ser empregável, dando ou conseguindo aplicar seus conhecimentos, habilidades e atitudes, desenvolvidos por meio de treinamento e educação, às novas necessidades do mundo corporativo”, diz ela.

Abaixo seguem algumas dicas da Gerente Nacional de Carreiras do Ibmec para se garantir a empregabilidade mesmo em um cenário desfavorável:

1. AUTOCONHECIMENTO: conhecer-se, saber o que quer e, principalmente, o que buscar para agregar na sua carreira e no seu processo de desenvolvimento permite aos profissionais uma maior assertividade, uma maior aprovação e um índice de aproveitamento mais elevado na manutenção da sua empregabilidade nos atuais empregos.

2. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: tenha a capacidade de atuar com equilíbrio e maturidade na demonstração de sentimentos, interesses, necessidades e expectativas frente às diferentes situações. Foque no planejamento e nas oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional e não nas notícias ruins que ouve. Não se deixe influenciar pelos pensamentos negativos.

3. PRODUTIVIDADE: busque se superar sempre e tenha foco para ir além do que a empresa espera, demonstrando disposição para enfrentar novos desafios. Tenha iniciativa e seja proativo.

4. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: sugira ideias inovadoras e proponha novas alternativas para ajudar a empresa, pois uma grande ideia pode fazer toda a diferença nesse momento.

5. QUALIFICAÇÃO: algumas pessoas conseguem enxergar nesses momentos boas oportunidades para investir em si mesmas, desenvolver-se e capacitar-se, o que acaba aumentando as possibilidades de carreira e emprego, passando até mesmo a ser mais desejáveis pelas empresas. Por isso, em momento de incertezas, é bem propício o profissional avaliar as atitudes e escolher para si as melhores estratégias para encarar a situação. Uma pós-graduação pode ser uma boa alternativa para quem busca se recolocar no mercado de trabalho e, também, para aqueles que querem garantir o lugar que ocupam atualmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s