Os números do CAGED e a Crise na Região Bragantina

desemprego1O Ministério do Trabalho divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados referentes ao mês de março de 2015. Com o esfriamento da economia, os números tem sido acompanhados de perto por analistas, instituições e empresas, pois para muitos setores o primeiro semestre já é considerado perdido.

Pedi ao Jornalista e Consultor da Elev Desenvolvimento Humano ADRIANO CARVALHO que é um especialista na leitura dos números e estatísticas do “eixo Fernão Dias” uma análise desse delicado momento da nossa região.

Ele nos relata que analisando os números da região bragantina é possível perceber que algumas cidades ainda vêm apresentando um desempenho diferente diante da crise.
No final de 2014, duas cidades da região fecharam o ano com saldo negativo na geração de empregos: Bragança Paulista e Atibaia. No primeiro trimestre de 2015, Atibaia manteve o enfraquecimento da economia o que refletiu no fechamento de 87 vagas, quase todas reflexo da economia no mês de março.
Já Bragança Paulista, que terminou 2014 com saldo negativo, ganhou impulso no mês de março/2015 e registrou a criação de 211 novas vagas de trabalho, no trimestre o saldo é positivo de 112 novas vagas.

mapa - bragantinaMas as duas cidades que fecharam 2014 com melhores números, se mantem aquecidas: Itatiba e Jarinu.
Jarinu teve o melhor resultado da Região Bragantina em 2014 com a criação de 754 novas vagas, e apenas no mês de março/2015 viu a criação de 158 novas vagas. Já Itatiba, que fechou 2014 com tímidas 67 novas vagas, ganhou fôlego este ano e ganhou no trimestre 703 novas vagas, 282 só em março.

Os números positivos são reflexo da política de atração de grandes empresas para a região, mesmo que alguns setores já sejam responsáveis pelo esfriamento da economia como de petróleo e o automotivo.

Análise de – Adriano Carvalho especial para o Opinião RH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s