Está difícil “segurar os nervos” no trabalho? Veja como controlar as emoções e manter a compostura

Segundo especialista, uma reação emocional precisa de cerca de 45 a 60 segundos para seguir o seu curso e pessoa voltar ao normal.

Excesso de atividades, pressão, estresse, críticas… A mistura de todos esses fatores anda fazendo com que muitos profissionais percam a compostura, o que pode ser extremamente prejudicial no ambiente de trabalho.

De acordo com o sócio da Alliance Coaching, Pablo Aversa, a perda de controle acontece porque as pessoas costumam reagir prontamente quando são acometidas por um “maremoto de emoções”, entretanto, diz ele, uma reação emocional precisa de cerca de 45 a 60 segundos para seguir o seu curso e o profissional voltar ao normal.

As emoções podem paralisá-lo e deixá-lo sem palavras, impedindo que você lute (argumente ou responda) ou corra (encerre calmamente a interação e parta). Desenvolver a habilidade de combater essas reações, para ficar calmo sob pressão, é essencial na selva corporativa que está aí”, ressalta Aversa.

Dicas

Assim, pensando em maneiras de lidar melhor com as emoções no trabalho, evitando perder a calma com os colegas ou até mesmo com o chefe, o especialista elaborou cinco dicas, a seguir:

1 – Identifique os “pontos de ignição”. Segundo Aversa, a maioria das pessoas que perdem a compostura no trabalho, possui de três a cinco pontos de ignição repetitivos. Em outras palavras, fica emocionalmente abalada quando acontece determinadas situações.

Para evitar o problema, observar quando e por que você perdeu a compostura e treinar diariamente a melhor reação mental e física até alcançar a maneira mais adequada de lidar com a situação pode ajudar.

2 – Ficou nervoso? Conte até 10. Como dito anteriormente, uma reação emocional leva de 45 a 60 segundos, portanto crie táticas para adiar as suas reações. Dessa forma, percebendo que ficou estritamente incomodado com alguma situação, tente o seguinte: pegar um lápis na pasta, tomar um cafezinho, fazer uma pergunta e ouvir a resposta, fazer anotações, imaginar uma situação tranquila, levantar e ir ao banheiro.

3 – Aumente o controle. De acordo com Aversa, as pessoas dizem e fazem coisas inconvenientes quando perdem a compostura. Portanto, é preciso aumentar o controle dos impulsos, evitando a primeira reação à situação. “Pesquisas apontam que, geralmente, a segunda ou terceira coisa que você pensa é a melhor alternativa (…) Durante esse intervalo, 50% dos seus problemas de compostura terão desaparecido”

4 – Não leve para o lado pessoal. Ainda que você tenha tido um desentendimento com algum colega no trabalho, punir as pessoas, ficar hostil, cheio de sarcasmo ou mesmo com vontade de se vingar não é o ideal, visto que “o tiro pode sair pela culatra”.

5 – Lide de maneira construtiva com as críticas. Muitas perdas de compostura começam com uma crítica, seja intencional ou não. Portanto, quem quer ser bem-sucedido no trabalho deve aprender a lidar de maneira construtiva com as críticas.

As dicas acima são preciosas demais, tome nota e faça um exercício mental, pode te ajudar a manter a compostura e manter o equilíbrio no ambiente de trabalho, trazendo mais respeito e admiração por parte de colegas, líderes ou liderados.

fonte: Portal Administradores

2 pensamentos sobre “Está difícil “segurar os nervos” no trabalho? Veja como controlar as emoções e manter a compostura

  1. Boa noite… Ultimamente no meu trabalho estou sendo muito pressionada pela minha gerente… Pois ela quer que eu faca outras coisa fora na minha função na empresa …desvio de função…. O que eu FAO nesse caso

    • Diana, se houver um Depto. de Rh em sua empresa você deve procura-lo e com a maior serenidade e ética possível relatar o seu problema, RH’s precisam ser neutros e dar atenção à casos assim. Já tentou ter uma conversa franca com sua gerente também? São os 2 caminhos mais aconselháveis para você tomar. Obrigado por sua participação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s