an

Foto por PhotoMIX Company em Pexels.com

Embora 55% das empresas usem People Analytics, apenas uma em cada cinco transforma informação em estratégia

Mais da metade das empresas brasileiras já utilizam People Analytics na gestão de pessoas, é o que mostra uma pesquisa da Think Work em parceria com o iFood Benefícios, segundo a qual 55% das organizações dizem coletar dados de RH no dia a dia. No entanto, um levantamento da Beanalytic revela que apenas 22% conseguem transformar essas informações em decisões estratégicas que impactem os resultados do negócio.

O People Analytics, conjunto de métodos e ferramentas que transforma dados de colaboradores em insights sobre atração, retenção e desenvolvimento, desponta como aliado essencial do RH moderno. Mas, na prática, ainda é usado principalmente para gerar relatórios operacionais.

“Ter acesso a dados não significa tomar melhores decisões. Muitas empresas transformam informação em relatório, não em insight estratégico”, alerta Eliane Aere, presidente da ABRH-SP.

Entre os desafios apontados estão a falta de profissionais com perfil analítico, a baixa integração entre sistemas e a dificuldade de traduzir métricas em ações práticas. “O verdadeiro valor do People Analytics surge quando conectamos dados ao planejamento estratégico da empresa, resultando em redução de turnover e aumento de produtividade”, complementa a presidente.

A chegada da inteligência artificial e ferramentas preditivas prometem acelerar a adoção de análises estratégicas, mas tecnologia sozinha não basta. É preciso cultura de dados e times de RH capacitados para transformar informação em decisão.

“People Analytics não é sobre tecnologia, é sobre tomar decisões mais inteligentes com base em evidências. Empresas que não adotarem essa mentalidade correm risco de perder competitividade em talentos e em resultados”, conclui Eliane Aere.

Sobre a ABRH-SP

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP) é uma instituição sem fins lucrativos que se destaca como a principal referência em gestão de pessoas no Brasil. Fundada há mais de 55 anos, reúne a expertise de profissionais e empresas que buscam excelência na área.

Com mais de 3 mil associados e realizando mais de 100 eventos ao ano, a ABRH-SP possui um corpo diretivo e consultivo formado por especialistas renomados, impulsiona a inovação e acompanha de perto as últimas tendências em Recursos Humanos.

Está presente não apenas na capital paulista, mas também em mais 9 regionais do estado de São Paulo, representando uma ampla diversidade de profissionais e sendo um ponto de referência para o desenvolvimento do setor em todo o país.

Mais informações: https://abrhsp.org.br/