
Vivemos num ritmo tão acelerado que parece que às vezes é difícil conseguir se desligar, não é mesmo? Se você sente que sua rotina é assim, saiba que não é só você. Cada dia parece ser mais difícil deixar os problemas do trabalho de lado e realmente aproveitar os dias de folga para recuperar as energias. Mas, ainda que seja difícil, esse é um hábito que devemos cultivar. Quando pensamos o tempo todo em todos os problemas que temos, o cérebro não consegue se afastar desse estresse e isso acaba prejudicando, e muito, nossa saúde e produtividade.
Então, o que podemos fazer para mudar essa rotina e aproveitar melhor nosso período de descanso? Sem dúvida, a primeira atitude que devemos tomar é deixar de lado os e-mails e mensagens de trabalho. Quando olhamos as mensagens, mesmo que rapidamente, nosso cérebro acaba se concentrando no assunto e por isso é tão difícil pensar em outra coisa, incluindo relaxar. O ideal nesse caso é organizar suas atividades para que você não precise trabalhar fora do seu horário e alinhar com a sua equipe que só atenderá questões urgentes (de verdade). Para garantir que essa estratégia funcione, é importante combinar com a equipe como eles podem te contatar caso algo importante e urgente aconteça, você pode pedir que entrem em contato por telefone e assim evitar aquela espiadinha na caixa do correio que gera tanta ansiedade.
Por isso, a segunda dica é criar estratégias claras de como se comunicar nessas situações, evitando gastar energia com informações e assuntos que poderiam ter sido resolvidos na semana seguinte.
Uma outra dica muito importante para acabar com a ansiedade, e com o que chamamos de pensamentos reverberantes (aqueles que não saem da nossa cabeça), seria buscar atividades relaxantes. Meditação, caminhadas, dança, e até mesmo o contato com a natureza são algumas alternativas. O mais importante é incluir nos seus finais de semana ou férias, atividades prazerosas e relaxantes. Mas, atenção, dormir e assistir televisão não vale! Precisamos sentir que a mente está “vazia” e colher os benefícios desse processo para o cérebro.
A próxima dica, já bastante conhecida, é praticar atividade física! Quando vivemos uma rotina estressante, a atividade física nos ajuda a “gastar” toda aquela energia acumulada durante a rotina de trabalho. Busque fazer algo que seja agradável e que permita você se movimentar, alongar o corpo e distrair sua atenção com coisas diversificadas e prazerosas.
E, por último, aproveite ao máximo suas redes sociais, mas não só virtualmente! Estamos falando de aproveitar esses momentos para encontrar quem você ama e viver momentos divertidos com a família. Somos animais sociais e o convívio em grupo é muito importante para nós. É uma oportunidade de sentir que pertencemos, que alguém está aqui para nos apoiar e demonstrar afeto. O suporte social ajuda a reduzir o estresse e tirar a cabeça da gente dos problemas do dia a dia, por isso busque um amigo, cônjuge e aproveite seus dias de folga para cuidar de você!
Afinal, poucas coisas na vida são realmente urgentes! Relaxe e aproveite verdadeiramente seus momentos de descanso, assim voltará ao trabalho com as energias recuperadas e mais eficiente.
Autora: Ana Carolina Souza e Thaís Gameiro, neurocientistas formadas pelas UFRJ e sócias da Nêmesis, à disposição para entrevistas sobre temas relacionados ao funcionamento do cérebro e comportamento humano. Fundada em 2018, a Nêmesis utiliza a Neurociência Organizacional para inspirar mudanças, gerar valor, conhecimento e saúde para empresas e pessoas.
