
Taxa de subutilização da mão de obra jovem é a menor desde 2014, mas ainda reflete limitações do mercado
Por Bruna Esteves
A taxa de subutilização dos jovens no mercado de trabalho brasileiro chegou ao menor nível desde 2014, atingindo 24,4%, de acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da queda nos últimos anos, o percentual ainda revela que um em cada quatro jovens empregados no país gostaria de trabalhar mais do que consegue atualmente.
Economistas apontam que esse número, embora represente um avanço, também evidencia o potencial inexplorado da juventude brasileira no mercado de trabalho. “Os jovens são a faixa etária que mais sofre nos períodos de desemprego e também com empregos com carga horária abaixo da desejada pelos trabalhadores. Então, em período de forte redução do desemprego, como estamos vivendo nos últimos anos, aumenta a demanda por mais jovens e isso reduz a subutilização”, avalia o economista Diogo Santos.
Para preparar a juventude para as transformações do mercado, iniciativas como a da Rede Cidadã, agora integrada à plataforma Taqe, têm sido fundamentais. Desde sua criação em 2002, a organização sem fins lucrativos já auxiliou mais de 100 mil jovens na busca por oportunidades profissionais, colocando candidatos em processos seletivos de grandes empresas como Claro, Coca-Cola, HDI, BAXTER, ARTERIS, Accenture, Banco do Brasil, Mercantil, Inter e Arcos Dourados.
Jovem Aprendiz: oportunidade de qualificação e ingresso no mercado
Para os jovens que almejam ingressar no mercado de trabalho, o programa Jovem Aprendiz da Rede Cidadã se destaca como uma oportunidade transformadora. Além de garantir uma remuneração que varia entre R$ 700 e R$ 1.300, conforme a carga horária – que pode ser de 4 a 6 horas diárias – e a região, o programa adota um modelo eficiente de aprendizado: cinco dias por semana, sendo quatro dedicados a atividades práticas na empresa e um voltado à formação teórica na Rede Cidadã, com direito a dois dias de descanso.
Mas os benefícios vão além da experiência profissional. Os participantes contam com capacitações contínuas que fortalecem tanto suas habilidades técnicas quanto seu desenvolvimento pessoal, incluindo competências socioemocionais e autoconhecimento. Durante toda a jornada, os jovens recebem acompanhamento e apoio, garantindo uma formação mais completa e um futuro profissional mais promissor. Além disso, os selecionados também recebem vale-transporte e passam por capacitações para aprimorar seu desenvolvimento profissional.
Os interessados podem se inscrever acessando os links específicos para cada região:
- São Paulo e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-saopaulo
- Belo Horizonte e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-belohorizonte
- Rio de Janeiro e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-riodejaneiro
- Salvador e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-salvador
- Campinas e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-campinas
