Iniciativa reforça a importância da atividade física para a saúde, reduz o estresse e fortalece o espírito de equipe dentro da empresa

A busca por uma vida saudável tem motivado que cada vez mais pessoas procurem a prática regular de atividade física e despertem o seu lado mais atleta. Afinal, além de promover o bem-estar físico e mental, é mais do que comprovado que o esporte muda vidas. E foi com essa motivação que um grupo de colegas de trabalho, em Embu das Artes (SP), decidiu se reunir e começar a correr. 
O grupo começou em 2024 e, atualmente, conta com cerca de 10 integrantes. “Eu sempre gostei muito de esportes, mas, após algumas lesões jogando futebol, optei por me dedicar apenas à corrida. E foi uma grande satisfação quando soube desse movimento na empresa, já que treinar em grupo é muito melhor do que individualmente”, comenta Felipe Albanez, um dos participantes mais ativos. 
 
A tradicional corrida de rua, inclusive, continua em alta. Segundo dados da pesquisa ‘O Perfil do Atleta Brasileiro’, realizada pela Ticket Sports, a modalidade foi responsável por 82% da preferência dos competidores que se inscreveram em provas esportivas em 2023. 
 
Felipe, que é líder de logística na Tópico, destaca que os treinos vão muito além dos encontros. “Por me proporcionar uma melhor qualidade de vida, alívio do estresse e melhora do sono, aproveito o trajeto de ida e volta do trabalho (cerca de 4km) para caminhar e, assim, já fazer o meu treino diário”. 
 
Para a Diretora de Recursos Humanos da Tópico, Daniela Silva, o grupo de corrida traz benefícios que vão além da saúde física. “A iniciativa foi orgânica para alguns colaboradores que já gostavam da corrida e foram aos poucos, motivando e puxando outros. E isso é incrível, pois além do esporte melhorar a qualidade de vida e disposição, também fortalece os vínculos entre eles. É um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, comenta.
 
A empresa patrocinou algumas camisetas do time em uma prova no ano passado, e o objetivo agora é formar um grupo oficial e continuar apoiando e incentivando que mais colaboradores participem. “Ações como essas estão alinhadas a nossa cultura e precisam ser reconhecidas”