
A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) realizou, no último dia 11 de outubro, a primeira edição do ABRH Experience. A ação pioneira e exclusiva, que aconteceu na sede da McKinsey & Company, em Milão, na Itália, reuniu 16 heads de RH brasileiros, com atuação no país e no exterior, para debater as principais tendências e desafios da área de gestão de pessoas. A iniciativa foi idealizada por Paulo Sardinha, presidente da ABRH Brasil, e organizada por Leyla Nascimento, vice-presidente de Relações Internacionais da associação.
O ABRH Experience teve como foco promover a troca de experiências e o diálogo sobre temas em evidência no setor, abordando tópicos como liderança em um mundo em constante transformação, inovação no ambiente de trabalho e o papel estratégico da área nas organizações globais. A escolha de Milão como sede reflete o caráter internacional do encontro, conectando executivos e executivas com ampla atuação em diferentes mercados e contextos empresariais.
“Este encontro reforça nossa missão de explorar o potencial das lideranças e maximizar a integração entre gestores com diferentes vivências, além do compromisso em promover o debate de boas práticas e a troca de experiências que impactem positivamente o mercado de trabalho e as empresas”, ressalta Leyla Nascimento, vice-presidente de Relações Internacionais da ABRH Brasil.
Além das discussões aprofundadas, os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar cases de sucesso e novas estratégias de gestão, gerando um espaço dinâmico para a troca de ideias e a criação de soluções colaborativas. A ocasião ainda contou com a presença de Ilaria Agosta, vice-presidente AIDP (Associazione Italiana Per La Direzione Del Personale), o que destacou ainda mais o potencial do ABRH Experience para ser levado como benchmark para a Europa. Também estiveram presentes Eliane Ramos, presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil, representando Paulo Sardinha, e presidentes das Seccionais da entidade no Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Paraíba. Da McKinsey & Company, participaram Fernanda Mayol, sócia-diretora Brasil, e Andrea Pedroni, sócio-diretor Itália.
Sobre a ABRH Brasil
A ABRH Brasil, presidida por Paulo Sardinha, está presente em 20 Estados e no Distrito Federal. As seccionais são desvinculadas juridicamente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, além de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação. Filiada à WFPMA (World Federation of People Management Associations) e à FIDAGH (Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana), a ABRH Brasil é cofundadora e integra a CRHLP (Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa), fundada em 2010.
