Jogo interativo é utilizado também no treinamento de enfermagem para simular os desafios dos procedimentos cirúrgicos.
Um hospital de Jundiaí (SP) decidiu utilizar uma dinâmica mais interativa para treinar suas equipes médicas e de enfermagem. Com o “Escape Room”, a ideia é simular desafios de procedimentos cirúrgicos.
O Escape Room é um jogo no qual um grupo de pessoas, presas em uma sala, precisam encontrar pistas e desvendá-las para conseguir escapar antes que o tempo se esgote.
A ação é promovida no Hospital Regional de Jundiaí (SP), que é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês.
Conforme o hospital, a adaptação do jogo para o ambiente hospitalar tem como finalidade a realização de cirurgias seguras, minimizando riscos em decorrência de falhas humanas que podem ser evitadas.
Ainda segundo o hospital, a utilização de salas de escape educacional tem se tornado cada vez mais uma ferramenta útil, pois ajuda no desenvolvimento do trabalho em equipe e reforça o conhecimento teórico-prático através de uma aprendizagem ativa e colaborativa.
A dinâmica também promoveu o desenvolvimento da criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e cooperação.
Como ocorre a dinâmica
Na simulação, a equipe recebe a missão de garantir que a cirurgia ocorra conforme o Protocolo de Cirurgia Segura. Para isso, devem simular o atendimento ao paciente ao mesmo tempo em que desvendam os enigmas para que a intervenção ocorra de forma segura e livre de danos.
Os resultados apontaram que a experiência permitiu que as equipes pensassem criticamente, trabalhassem juntos e se divertissem enquanto aprendiam. A estratégia proporcionou o fortalecimento dos processos que envolvem o protocolo de cirurgia segura de forma lúdica e descontraída.
A aplicação de Escape Room no hospital deu origem a um artigo científico que será publicado na revista Journal of Surgical Education.

