
Você já conhece algum tipo de escape game? Algumas empresas se especializam em jogos “reais”, onde participantes têm 60 minutos para tentar solucionar mistérios e escapar de dentro de uma sala. Dentro destas salas são apresentados códigos para que o usuário possa abrir cofres, desvendar enigmas e se coloque em situações que envolvem a lógica. Tudo isso faz parte dessa aventura instigante entretenimento no interior de São Paulo, aqui no Escape Jungle, em Bragança Paulista.
É raro se deparar com um fã de jogos de tabuleiro, RPG ou videogame que se quer pensaram em estar “dentro” da história sendo narrada ou que não tenha emergido tanto na narrativa que deixou de lado o mundo real e esqueceu da hora enquanto jogava algum de seus jogos favoritos, querendo que seu mundo imaginário fosse uma realidade. Essa é a proposta da experiência do escape room, proporcionar e estimular a imaginação e aguçar o fator dedutivo, investigativo e muitas mais experiências que os jogos podem trabalhar.
No Escape Jungle em especial, grupos de pessoas podem escolher entre duas opções de salas: uma em meio a natureza, simulando uma “cabana” e outra que é um Banco da Inglaterra. Nelas os participantes precisam encontrar pistas para conseguir fugir, e é preciso escapar antes que o tempo se esgote. Os participantes são transportados para a fuga do cativeiro em meio a floresta e de assalto ao Banco de Londres. Geralmente, 60 minutos é o tempo estipulado para desvendar os desafios das nossas salas e saírem delas vitoriosos.
Como surgiram?
Nos anos 2000, jogos chamados: escape the room ou escape do quarto; fizeram muito sucesso. Em computadores, videogames ou celulares, o jogador tinha seu personagem preso em uma ou mais salas e precisava encontrar elementos que o ajudasse a sair do local. E foi inspirado nesses jogos que um empresário japonês criou os primeiros escapes rooms, em 2007. Tratam-se de salas temáticas imersivas, cheias de enigmas e desafios palpáveis, onde o jogador é o personagem e precisa escapar em determinado período de tempo. O jogo se tornou real no Japão e, em 2015, a primeira sala foi inaugurada no Brasil. Hoje, em julho de 2022, inaugura a primeira sala de Escape Room de Bragança Paulista.
