suarez na empresaSua equipe de trabalho tem um funcionário encrenqueiro que dá resultado, como Suárez, o goleador mordedor que acabou suspenso da Copa?

O site G1 “levou” situações vividas pelas seleções da Copa para o ambiente de trabalho e ouviu craques em gestão, para saber como lidar com esses casos no dia a dia.
Quem opina é Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas, Irene Azevedo, diretora de negócios da consultoria LHH|DBM, e João Marco, diretor da Michael Page.

Suárez, o funcionário problema que entrega resultados

Fundamental para o Uruguai, o atacante Luis Suárez acabou suspenso da Copa após morder o jogador Chiellini, da Itália. Foi a terceira vez que o atleta se envolveu nesse tipo de episódio. Suárez é um “funcionário” encrenqueiro que dá resultado. Como lidar com ele? Vale a pena manter alguém assim na equipe de trabalho?

Eduardo Ferraz: No ambiente corporativo não é possível contar com alguém que, apesar de genial ou de entregar ótimos resultados, causa constrangimento por comportamentos inadequados com frequência. É muito mais efetivo investir na equipe como um todo do que em indivíduos talentosos, mas problemáticos.

Não há resultado que justifique um comportamento que cause danos a outros e ao próprio profissional”
Irene Azevedo, consultora

Irene Azevedo: Cabe ao líder encaminhar para tratamento, quando necessário, e solicitar ao RH ajuda para a solução deste problema. Mas não há resultado que justifique um comportamento que cause danos a outros e ao próprio profissional. Se não se dá tratamento e acompanhamento, ele não se desenvolverá e corre o risco de ter sua carreira deteriorada.

João Marco: É preciso avaliar se o comportamento do profissional pode ser corrigido e melhor orientado com uma gestão mais próxima, treinamento e direcionamento da carreira. Se a postura não mudar, não acredito que valha o investimento. Mas, caso haja mudanças positivas, acredito que um profissional que entrega bons resultados tem que ser preservado.

Fonte: G1