KraidonUMA ERA DE MUDANÇAS

Com muita probabilidade, a humanidade como um todo atravessa um dos seus mais intensos momentos de mudança, na maioria das dimensões.
Mudanças de clima, ocasionadas pela maneira descuidada como os seres humanos tratam o meio ambiente do planeta, mudanças na maneira como as nações resolvem suas diferenças, mudanças no respeito à diversidade de opções e no respeito às diferenças raciais, enfim, vivemos sob um verdadeiro tsunami de mudanças…

Não é, portanto, de se admirar que este burburinho todo também impacte o mundo corporativo, a nossa vida dentro do universo empresarial. Quantos de nós estarão preparados para tantas mudanças, com seus respectivos respingos sobre pessoas conhecidas, parceiros de longa data, seres a quem aprendemos a admirar por suas qualidades pessoais e profissionais?

Em minhas andanças por diferentes Clientes, representando Organizações de diversos portes e ramos de atuação, eu tenho visto muitas mudanças, como também vivenciado os seus impactos numa ação em 360 graus.

As mudanças são e serão inevitáveis, simplesmente porque não existem dias ou momentos idênticos. As situações mudam e de forma tão dinâmica que, em grande parte das vezes somos, literalmente, atropelados por elas, bastando para isto uma breve distração, uma leve desconexão da implacável realidade.

Peter Drucker, grande pensador do mundo corporativo disse, certa vez, algo que de tão verdadeiro serve tanto para a nossa vida pessoal como para a nossa carreira: “A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo…”. Que sábias palavras, que brilhante visão da nossa realidade, humana e empresarial.

Qual é o tipo de futuro que estamos construindo? O quanto estamos cuidando do nosso desenvolvimento profissional e também de sermos pessoas ainda melhores? É simples, mas não é fácil e por isso mesmo esta construção requer automotivação, energia vital, foco e perseverança.

Mas não é mais algo que seja opcional, e os fatos que nos cercam atestam sobre a necessidade de sermos os próprios agentes da mudança que queremos ver nas empresas e também em cada um de nós.

Que cada um de nós encontre as devidas forças (e cada um saberá, exatamente, onde busca-las) para então seguir na direção dos objetivos que se propõe atingir. E que, sentindo-se forte e motivado, torne-se então um verdadeiro farol de orientação e referência para os seus companheiros de jornada empresarial.

Nada mais necessário, nada mais nobre, nada mais natural em momentos de mudança, quando não são todos os que conseguem ver através do exato momento e, envolvidos pelas passageiras frustrações do presente, tornam-se impedidos de construir o seu próprio futuro.

Marcos Kraide é Palestrante, Psicólogo Organizacional formado pela PUC de São Paulo, com Especialização em Recursos Humanos pela FGV;

– Foi, por seis anos, Diretor de Recursos Humanos e Meio Ambiente da Fagor Ederlan Brasileira multinacional de origem basca, fabricante de auto peças.

– Foi Diretor de Recursos Humanos e Comunicação para a América do Sul da Rexam, multinacional de origem inglesa fabricante de embalagens metálicas, quando conquistou em 2003 o Título de Melhor Empresa para se Trabalhar (Revista Exame).

– É Diretor de Relações Trabalhistas do Sindicato das Indústrias do Estado de Minas Gerais;

– É Diretor da MKCA, Consultoria em Gestão de Pessoas.