Taxa a ser cobrada por cada sindicato será no valor de até 1% do salário por mês
O governo estuda trocar a contribuição sindical, que atualmente cobra o equivalente a um dia de trabalho por ano de 47 milhões de trabalhadores, para uma nova taxa a ser cobrada por cada sindicato no valor de até 1% do salário por mês. A informação é do jornal o Estado de S.Paulo.
De acordo com a publicação, a princípio, o governo manterá o imposto sindical e a nova taxa será criada como uma contribuição adicional, sendo no futuro, promovida a troca. O dinheiro proveniente da taxa deverá ficar somente com os sindicatos e os mesmos deverão aplicá-lo em ações que envolvem saúde e educação.
Nota do Blog: Interessante, só que como ficam as contribuições mensais já pagas pelo trabalhador a título de “Contribuição Confederativa ou Assistencial”? Passarão então a contribuir com 2% a 3% por mês? Aonde vamos parar? Sabemos muito bem das dificuldades do trabalhador em fazer valer o princípio constitucional da livre associação/sindicalização e até mesmo as consequências para as empresas.
