Hotéis contratam! O setor cresce na região,estimulado por grandes eventos e negócios e gera oportunidades
Os dois grandes eventos esportivos que o Brasil irá sediar — Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíada, em 2016 — deram novo fôlego ao setor hoteleiro. Só a Copa deve trazer cerca de 500 000 turistas ao Brasil no ano em que será realizada. Os investimentos em hospedagem devem aumentar em 2013 “Hoje, 30% da oferta da hotelaria do estado está fazendo algum tipo de reforma. Até 2014, o parque hoteleiro do Brasil e da grande São Paulo será renovado. E as cidades que têm déficit em relação à parte hoteleira estão construindo novas unidades”, disse Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP).
Só em Atibaia e Região, simplesmente TODOS os empreendimentos sejam hotéis ou pousadas estão com obras a todo vapor, não apenas para os eventos que se aproximam mas pelo aumento da demanda por leitos e espaços de lazer, eventos e convenções cada vez melhores e maiores.
O chamado “turismo de negócios” movimenta a hotelaria atibaiense o ano inteiro, e os desafios para os RH’s do setor são enormes, existe falta de profissionais com experiência e os jovens ainda não se conscientizaram para as enormes oportunidades de ganho financeiro e carreira que o setor pode proporcionar.
O Ministério do Turismo e o Governo do Estado de São Paulo têm disponibilizado cursos online e estruturas do SENAC e Centro Paula Souza para auxílio na formação de profissionais, mas será preciso um pouco mais de envolvimento das autoridades e secretarias municipais, o setor hoteleiro através de seus representantes dos RH’s deverá conversar mais e se fortalecer afinal não se pode desprezar a quantidade de trabalhadores do setor hoteleiro em Atibaia e Região nos dias atuais , não são poucos. O Sindicato da categoria disponibiliza escola de formação em diversos cursos mas poderia “conversar” mais com as empresas e alinhar as ações em prol de um bem maior o crescimento dos empregados junto com os empreendimentos. Atibaia precisará treinar e desenvolver mão de obra qualificada para bem atender seus visitantes e clientes.
Alguns jovens profissionais são atraídos pelo glamour e dinamismo da hotelaria, mas têm diversas dificuldades em lidar com os horários e disponibilidade que as funções exigem. Acontece que é um segmento em franca expansão e aqueles que se apostarem na hotelaria e se prepararem para isso vão obter sucesso e reconhecimento, lembro também que a cadeia de cargos na hotelaria é muito diversificada o que possibilita diversas movimentações de cargos e salários para aqueles realmente empenhados e dispostos a crescer!
André Mancuso
Coluna publicada no Jornal da Cidade – Atibaia em 12/01/2013
Todos os sábados publico a coluna Painel RH no Jornal da Cidade Atibaia, leia e prestigie!

