Técnicas de persuasão ajudam você a mostrar para o chefe e para os colegas que suas idéias são imprescindíveis

Convencer os outros de que sua idéia ou projeto tem valor não é uma tarefa fácil. Mas quem usa bem a persuasão se sai melhor nesse desafio. Num mercado em que comunicação é uma habilidade importante, apresentar idéias de maneira assertiva faz com que o profissional se destaque. “É um diferencial para alguém ser promovido a um cargo de liderança”, diz Adão Martins, professor de negociação e gerenciamento de conflitos, do Ibmec, escola de negócios com campus em Minas Gerais.

Quem possui esse poder tende a envolver e motivar colegas, chefes e até grandes platéias com maior facilidade. “Muitas pessoas têm alto potencial para crescer e ficam estagnadas por não saber vender idéias”, diz Reinaldo Passadori, presidente do Instituto Passadori de comunicação verbal. Há maneiras de treinar essa competência e aperfeiçoá-la ao longo da carreira. Veja abaixo como desenvolver a persuasão.

Ninguém é o dono da verdade
Quem acha que tem toda a razão e não abre espaço para contra-argumentações não convence ninguém. O melhor é manter um comportamento assertivo: nem agressivo nem passivo demais. Para passar uma imagem de confiança e convicção, olhe nos olhos do interlocutor, seja objetivo e nunca leve feedback negativo para o lado pessoal.

Prepare-se para ouvir
Convencer não é só uma questão de falar sem parar. Vai melhor quem sabe escutar e balancear o discurso. O mais importante é escutar com bastante atenção para entender de fato quais são os pontos de vista, críticas e sugestões de seus interlocutores. Uma atitude aberta é o primeiro passo para quebrar o gelo e conseguir a aceitação das pessoas. Se sua proposta não estiver sendo bem aceita, nada de fechar a cara.

Construa relações fortes 
Se você quer fazer a cabeça de alguém, precisa criar uma relação de confiança. Esse elo pessoal está bem estabelecido quando você percebe que seus chefes, colegas e clientes se sentem à vontade para trocar ideias e críticas constantemente. Convencer alguém que confia em você é muito mais fácil.  Para isso, comece a construir relacionamentos baseados na colaboração mútua e lembre-se que seu trabalho depende sempre do esforço de seus colegas e de seu chefe.

Elogios sinceros funcionam
Claro que fazer um elogio ajuda a melhorar o clima e a preparar uma pessoa para ser convencida. Mas isso só funciona se a amabilidade for sincera. Se você não gosta de determinada característica de seu chefe, por exemplo, não teça elogios sobre isso. Ele certamente vai perceber a falsidade, ficará desconfiado e evitará que você o persuada.

Raciocínio lógico e soluções 
Preparar-se antes de uma apresentação aumenta suas chances de convencer. Por isso, separe um tempo para levantar argumentos lógicos que embasem seu raciocínio e demonstrem que seu novo projeto faz sentido.

fonte: Voce s/a

Resumindo sempre falo para os alunos de como essa ferramenta é poderosa, o poder de persuadir é fantástico para carreira, leve essas dicas com você e exerça essa influência!