Iniciativa? Trabalho em equipe? Networking? Determinação? Quais são as coisas que podem fazer toda a diferença para quem sonha em empreender?

Terminei de ler esse final de semana sua obra, um dos livros mais vendidos desse ano e preciso dizer : Ele responde muito dos questionamentos do título acima.

Em A Menina do Vale, Bel Pesce conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita diversos cases de sucesso que mostram como o perfil empreendedor pode mudar uma vida.

Nascida e criada em São Paulo, Bel estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação.

Desde pequena, Bel gosta de criar idéias e começar projetos, e já esteve envolvida com muitas startups. Após se formar, resolveu viver no Vale do Silício, onde se respira empreendedorismo. Liderou três times de engenheiros na companhia americana Ooyala e mais recentemente se juntou ao time fundador da Lemon. Apenas 3 meses após o lançamento, a Lemon já conta com mais de 1 milhão de usuários.

Chama a atenção em Bel sua sagacidade e assertividade, ela é direta, fala a língua da geração Y mas sem os maneirismos chatos, recebeu diversos prêmios no MIT, na Microsoft e na Google, foi finalista de uma série de competições de planos de negócios e é uma Sandboxer e TED Fellow, dentre muitos outros reconhecimentos.

Entre os “ensinamentos”, Bel cita a importância dos mentores, do network e do feedback dos clientes, além de outros pequenos detalhes, como não ter medo de correr riscos e querer fazer um projeto não pelo glamour que ele pode render, mas porque acredita nele. “Não existe fórmula mágica, mas temos como minimizar as chances das coisas darem errado. Também acho importante não perder a humildade nunca, pois é ela que nos dá vontade de continuar em busca de algo melhor”

Disciplina – Aprender, Bel garante, é uma motivação diária. Do tipo que faz dez coisas ao mesmo tempo, ela já concluiu os cursos citados acima . Cursava na faculdade 13 disciplinas ao mesmo tempo – quando a recomendaram não passar de quatro – e admite que para conseguir sucesso em um projeto é preciso dar um passo de cada vez e testar o interesse das pessoas pelo seu produto.

“A minha definição de empreendedorismo é a de quem cria serviços e produtos que podem tocar a vida das pessoas”, descreveu. Ela contou que muitos dos seus projetos também fracassaram, mas que aprender com os erros está na fórmula de quem quer crescer. “Errar faz parte do empreendedorismo. Quando se valoriza o erro é sinal de que se é capaz de corrigir e melhorar. E, mais do que isso, não ter medo de arriscar”

Você pode baixar gratuitamente esse grande livro aqui: http://ameninadovale.com/versaoonline/

Independente de você pensar em abrir um negócio ou não, recomendo a leitura pois abre sua mente a diversas realidades trazendo assim muito proveito para usar profissionalmente.