Nesta semana um bate papo com o Gerente de Recursos Humanos do Hotel Bourbon Atibaia, Cristiano Silva um excelente profissional antenado com os conceitos de integração e parceria por parte dos RH’s. Recentemente tivemos uma reunião nas dependências do Bourbon e conheci sua ótima estrutura e uma cultura muito forte de treinamento, tudo administrado de forma competente por Cristiano e sua equipe.
Perfil do Profissional:
CRISTIANO DA SILVA, casado, 38 anos
– Formado em Administração em Finanças e MBA em Gestão de Pessoas pela ESAMC – Campinas
Técnico em Segurança do Trabalho como 1° formação
– Experiência na área de Recursos Humanos em Industria, Serviços e Hotelaria
Na Hotelaria a 14 anos, sendo 13 no Royal Palm Plaza em Campinas
– Professor do SENAC Campinas durante 3 anos nos módulos de Recursos Humanos
Vamos ao nosso bate-papo:
-Qual é a importância geral da área de Recursos Humanos para os resultados de qualidade da Rede Bourbon de Hotéis e em particular da unidade Atibaia?
Na hotelaria em geral a área de RH é imprescindivel devido ao nosso négocio onde a mão de obra é muito importante para o bom desenvolvimento e atendimento dos clientes.
O Bourbon Atibaia vem se profissionalizando a cada ano na gestão de pessoas e nossa missão é de “TRANSFORMAR o SER HUMANO em DIFERENCIAL COMPETITIVO”
– Como está a busca por profissionais do segmento hotelaria em nossa região? Quais áreas estão mais carentes?
A busca por profissionais é um desafio diário pela falta de qualificação e mão de obra disponível para trabalhos aos finais de semana e feriado, percebo que a região não foi preparada para o mercado hoteleiro e turistico, e as áreas mais carentes são as áreas operacionais.
– Na visita que fiz ao Bourbon Atibaia percebi uma preocupação da Rede com Treinamento, fale um pouco sobre os Programas existentes
O Bourbon tem como foco treinar, treinar e treinar, justamente pela falta de qualificação no mercado e para atender também aos seus padrões de atendimento, por este motivo temos uma grade anual de treinamentos a serem aplicados, tanto comportamentais como técnicos, e contamos também com a escola Bourboun que forma: Camareiras, garçons, mensageiros, equipe de reservas e vendas, recepcionistas e cozinheiros, e também o PDL – Programa de Desenvolvimento de lideranças, onde treinamos nosso gestores para aplicarem no dia a dia os conceitos de gestão de negócios e pessoas.
– Quais as oportunidades ou mudanças que a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 trarão para o profissional da área? Quantos empregos a unidade Atibaia pretende gerar?
Oportunidades são muitas tanto de emprego como desenvolvimento, quanto as vagas ainda estamos nos planejando
– Você aconselharia os jovens com desejo de entrar no mercado de trabalho a ingressarem na hotelaria? Por que?
Com certeza, até porque o jovem de hoje é o futuro de amanhã.
A hotelaria é uma escola para os jovens por se tratar de um segmento onde tratamos direto com pessoas, o que faz com que os jovens se socializem e se desenvolvam profissionalmente e pessoalmente.
– Deixe um recado aos amigos do Opinião RH
Amigos, Ser RH é gostar do que fazemos e principalmente gostarmos de pessoas. Ser persistente e otimista devem ser algumas de nossas virtudes e sempre acreditar… acreditar em tudo que é bom…
Abraços
Opinião RH agradece a participação de mais um profissional que “faz acontecer” em nossa região!


Leio com certa assiduidade esta coluna. Sou comportamentalista voltada para profissionais de RH. Percebo alguns comentários de RHs de renomadas empresas “preocupantes”.
Gostaria de mandar matéria a respeito. Aguardo retorno.
Sra. Luiza muito bem-vinda sua participação, pode enviar sua resenha para : opiniaorh@gmail.com toda colaboração e debate é bem-vindo!