Currículo descartado: descubra 3 coisas que podem sabotar sua aprovação na triagem

pexels-photo-4560150.jpeg

Foto por Ketut Subiyanto em Pexels.com

A ansiedade na jornada por recolocação impede muitos profissionais de pensar e agir estrategicamente. Certamente quanto mais ansioso o indivíduo estiver, mais propenso ao erro vai estar em um processo seletivo. Não é assim, tenho observado isso.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300A ansiedade na jornada por recolocação impede muitos profissionais de pensar e agir estrategicamente. Certamente quanto mais ansioso o indivíduo estiver, mais propenso ao erro vai estar em um processo seletivo. Não é assim, tenho observado isso.

No entanto, tomando como base os milhares de currículos (CVs) triados ao longo da minha jornada profissional, percebi que os erros ainda se repetem quando se trata da sua elaboração. O que consequentemente leva ao seu descarte.

Todavia a agitação ocasionada por um desligamento cria naturalmente certa pressão para se conseguir um novo emprego. Sem contar que, algumas pessoas ainda lidam com os problemas familiares, preocupações financeiras e problemas pela ausência de capacitação continuada.

Por isso neste artigo, vou compartilhar abaixo 3 coisas que podem levar os recrutadores a descartarem seu currículo.

1 . Ausência de atividades ligadas ao cargo pretendido

O recrutador ele sempre vai buscar alinhar suas vivências com o cargo ofertado; se não há alinhamento das atividades, o porquê ele vai aprovar seu currículo? Não faz sentido o avanço no processo nessas condições.

Assim sendo, seu dever é assemelhar suas experiências mais relevantes dos seus dois ou três últimos empregos ao descritivo da vaga desejada, utilizando as palavras-chave assertivas como tratei em outro artigo aqui no perfil.

Então, para vencer a triagem, você precisa mostrar competências relevantes para posição em primeiro lugar.

2 . Resumo profissional mal elaborado ou sua ausência

É bem comum recebemos currículos sem o resumo profissional. Para tanto, o candidato que esquece ou não sabe elaborar um bom resumo perdi a chance de alinhar e reforçar suas habilidades para a posição e sinalizar como ele pode somar na organização.

GIF-200x150

Por fim, nada de trazer neste campo, hobbes, traços de personalidade, isso fica para outro momento do processo de seleção. Nesta etapa, os recrutadores ou sistema de triagem estão interessados apenas em sua história e habilidades que se encaixe na vaga.

3 . Layout exagerado

Esses modelos de currículos que em muitos casos os candidatos têm acesso ao efetuar pesquisa no Google, repletos de gráficos, todo colorido, com tópicos desorganizados ao invés de ajudar, pode atrapalhar.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)

Alguns sistemas de recrutamento, por exemplo, ainda hoje não conseguem fazer a leitura de gráficos em CV, e na triagem manual dificilmente o recrutador vai passar um grande tempo tentando entender suas habilidades neste formato.

Portanto, apostem no layout simples com cores, padrões (preto e branco), pontuando as informações em ordem cronológica e com alinhamento do texto à esquerda.

Lembre-se: seja um recrutador, gestor de área ou até mesmo o sistema de triagem, analisando seu currículo, eles estão comparando seu histórico profissional com as atividades e requisitos específicos da vaga ofertada.

Paulo Augustinho

Especialista em Carreira e Recolocação

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s