People Analytics: a revolução dos dados no RH

pexels-photo-7947756.jpeg

Foto por RODNAE Productions em Pexels.com

Em um cenário pós-pandêmico, os RHs podem confirmar os resultados dessa tecnologia e aprimorar o uso de tendência de mercado em constante expansão

de Ester Domingues de Oliveiraem 6 de maio de 2022

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Os dados vêm revolucionando o setor de RH desde 2007. Embora o Big Data e o Business Intelligence tenham se popularizado em muitas áreas corporativas em meados de 1990, o setor de Recursos Humanos apenas passou a utilizar a tecnologia dos dados anos depois, quando o termo “People Analytics” surgiu com o Google.

O People Analytics, um método que consiste na coleta, organização e análise de dados de pessoas, é utilizado primordialmente no setor de RH para auxiliar na gestão de colaboradores, mesclando tecnologia, expertise e estatística.

Esta tecnologia revolucionária de dados vinha sendo utilizada gradativamente pelo setor, mas tudo mudou com a pandemia da Covid-19. Enquanto a digitalização ainda caminhava a passos lentos, a pandemia trouxe a urgência de solidificar a transformação digital. Isso ocorreu pois o trabalho remoto passou a exigir contratações, controle de processos, mensuração de resultados e tomada de decisões assertivas a distância e, claro, de forma abrupta.

GIF-200x150Em meio a muitos desafios, os setores de RH que já utilizavam a análise de dados de pessoas, conseguiram manter ou até mesmo melhorar os resultados, enquanto que os que ainda não haviam abraçado esta tecnologia, tiveram que se reinventar. O People Analytics rapidamente virou uma tendência, pois era a peça-chave para que os impactos do cenário pandêmico fossem superados, e as empresas puderam se beneficiar das vantagens que esta ferramenta traz. O primeiro benefício colhido foi o fato de que o RH pôde antecipar suas decisões por meio de um planejamento estratégico fundamentado por dados reais, que norteiam e aprimoram a gestão de pessoas.

jornal-jvn-300-px-c397-180-pxO recrutamento digital, por exemplo, um novo modelo de processo seletivo que se expandiu na pandemia, é mais assertivo quando embasado em dados reais dos candidatos, cujas habilidades técnicas e comportamentais podem ser mapeadas mesmo que a distância. Da mesma forma que as habilidades de um novo colaborador podem ser identificadas, é possível discernir pontos de melhoria no trabalho dos colaboradores que já atuam na equipe, e até mesmo direcionar treinamentos corporativos por meio das informações obtidas com a análise de dados.

Um ponto crucial do People Analytics é a melhoria da gestão de processos, pois com a segurança e a tranquilidade que esta tecnologia traz, o RH otimiza seu tempo e pode focar em uma gestão estratégica, concentrando sua atenção em aumentar a produtividade e desenvolver pessoas. Estas ações refletem diretamente no clima organizacional e na satisfação dos colaboradores, possibilitando a retenção de talentos, uma vez que são feitos investimentos que visam solucionar as necessidades da equipe.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Além disso, uma das grandes vantagens do People Analytics – se não a maior – é o cruzamento de dados para a tomada de decisões assertivas. O RH passa a ter um papel muito importante e estratégico no negócio, apresentando decisões embasadas e resultados concretos à diretoria. Isso possibilita a prevenção de contratempos, e a minimização de falhas que, consequentemente, leva à redução de custos da empresa.

Quando somada ao Business Intelligence, a análise de dados da equipe é utilizada para gerar mudanças positivas, suprimir a ineficiência e promover uma rápida adaptação às mudanças no mercado.

Estas vantagens puderam ser experimentadas de dois anos para cá e, agora, em um cenário pós-pandêmico, que traz mais tranquilidade e estabilidade nos negócios, os RHs podem confirmar os resultados da revolução de dados impulsionada pelo People Analytics, e aprimorar o uso desta tendência de mercado que está em constante expansão.

Fonte: Melhor Rh

Um pensamento sobre “People Analytics: a revolução dos dados no RH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s