Kraft Heinz aposta em novas práticas de convivência para combater a fadiga pandêmica

pexels-photo-4062499.jpeg

Foto por Erik Mclean em Pexels.com

Ao notar sinais de desgaste nas equipes, a empresa do ramo alimentício viu a necessidade de readequar suas ações, priorizando o bem-estar e a saúde mental dos seus colaboradores

Com duas plantas em Nerópolis (Goiás) e colaboradores trabalhando em três turnos diários para garantir a produção de 32 mil toneladas de produtos, a Kraft Heinz notou nos últimos meses um desgaste das equipes. “Os times começaram a sentir de forma mais intensa o cansaço causado pelo momento, já identificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “fadiga pandêmica”, aponta Flavia Caroni, VP de People Brasil e Latam na Kraft Heinz.

Mesmo com os programas de suporte aos colaboradores, a Kraft Heinz viu a necessidade de diversificar e ampliar as ações. Para eles, o cenário atual exigem mais medidas da companhia para garantir o bem-estar e a saúde mental dos funcionários. “Para essa nova realidade, surgem novas necessidades e, assim, novas soluções precisaram ser implementadas”, explica Caroni.

Ações para os colaboradores

Uma das saídas, no início da pandemia foi o “Programa Viva Bem”, que oferece atendimento psicológico, financeiro e social a todos os colaboradores, além de ajuda de custo para equipamentos de teletrabalho.

Outro projeto é o “Delicious Friday Festival”, que acontece mensalmente. É uma iniciativa que “inclui uma programação ampla, que passa por conversas com psicólogos, momentos de troca de conhecimento, até um divertido bate-papo com Fernando Rosa, presidente da Kraft Heinz no Brasil, além de momento livre para as pessoas se dedicarem a atividades de sua escolha”, acrescenta Flavia Caroni, VP de People Brasil e Latam na Kraft Heinz.

Caroni compartilha também a iniciativa Fail Conference, uma “conferência” em que os colaboradores falam de projetos que deram errado e compartilham aprendizados. Ela explica que o objetivo é desmitificar o erro e reforçar a cultura de inovação da empresa. “Grupos reduzidos também participam periodicamente de bate-papos com o presidente da Kraft Heinz Brasil, visando aproximar a liderança e oferecer mais momentos de conexão entre as pessoas”.

Já na questão do monitoramento da saúde do colaborador, a Kraft Heinz conta com o apoio da inteligência artificial da plataforma Vitalk. “Ela é capaz de identificar previamente o risco de saúde mental de cada pessoa, direcionando-as para atendimento especializado. Esse mapeamento de pontos sensíveis é parte crucial da estratégia da companhia para ajudar as pessoas a lidar com o período que vivemos da melhor maneira possível”, destaca Caroni.

goisabril1

Papel do RH

Flavia Caroni evidência o a importância da áreas de recursos humanos para a melhoria do trabalho dos colaboradores. “A equipe de RH – junto das lideranças – precisou apoiar os colaboradores enquanto navegavam por suas vulnerabilidades e construir uma nova cultura dentro da companhia a partir dessa ótica, ajudando as pessoas a lidarem e abraçarem esses momentos”.

Segundo ela, em 2020 a área de People foi um pilar fundamental para oferecer conteúdo, segurança, cuidado e equilíbrio para todos. “Em 2021, a área segue com um papel estratégico e as prioridades são a transformação cultural com o desenvolvimento de uma cultura mais colaborativa, jovem, ágil e diversa, o engajamento para conectar o propósito das pessoas ao da organização, geração de sentimento de dono e o desenvolvimento de lideranças para que eles sejam a força motriz junto a suas equipes para a construção dessa transformação.”

Novas práticas

Para o bem- estar do colaborador, confira algumas práticas de convivência de convivência que a companhia adotou:

  • Flexibilizar os horários – com bloqueio das manhãs de segunda-feira para organização da semana;
  • Limite de horário de marcação de reuniões – para que as pessoas otimizem o dia e tenham seu tempo de descanso e lazer bem definidos;
  • Short Friday – no qual o horário de trabalho termina às 14h.
  • Kit Afrontoso – material composto por imagens e figurinhas que trata do assunto de maneira leve e bem-humorada, incentivando as pessoas a cumprirem os combinados e respeitarem o tempo do outro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s